Entenda como o esporte e a qualidade de vida estão interligados - KinesioSport

Entenda como o esporte e a qualidade de vida estão interligados

Muita gente não imagina que a prática esportiva tem um papel também terapêutico. Além de ajudar a emagrecer e tonificar os músculos, ela atua na prevenção de várias doenças e também faz muito bem para a nossa mente. É preciso entender que esporte e qualidade de vida andam juntos.

Dessa forma, praticar qualquer modalidade pode ser transformador, ajudando você a viver mais e melhor.

Acompanhe nosso post e veja por que é importante praticar um esporte, os benefícios disso para o seu corpo e mente e os riscos do sedentarismo.

Por que é importante praticar esportes?

Muito mais do que um corpo bonito — o esporte é sinônimo de saúde. Isso porque o ser humano não nasceu para ficar parado, precisa se movimentar para que todos os seus sistemas funcionem de forma correta.

Além de saúde, é preciso destacar a importância entre esporte e qualidade de vida. A atividade também tem ganhos psicológicos, pois sua prática regular traz uma sensação de prazer e bem-estar, além de propiciar o convívio social.

Quais os benefícios do esporte para o corpo e a mente?

Acelera o metabolismo

A prática esportiva vai acelerar o seu metabolismo e ajudar no emagrecimento e controle do peso, principalmente quando aliada com outros hábitos, como uma alimentação saudável.

A atividade física regular ajuda na queima de gordura e no aumento da massa muscular, o que traz mais energia para o dia a dia, ganhos estéticos e também de saúde, já que reduz o risco de várias doenças.

Melhora o sistema cardiorrespiratório

Quem se exercita aumenta a força muscular e a capacidade de resistência. Isso porque o movimento auxilia na distribuição de oxigênio nos tecidos e ajuda o sistema cardiorrespiratório a trabalhar de maneira mais eficiente.

O esporte propicia, portanto, a melhora da circulação e equilíbrio da pressão arterial, além de ajudar no controle dos níveis de colesterol. Previne, ainda, doenças como infartos e derrames.

Reduz os níveis de estresse

A prática de esporte ajuda o corpo a liberar endorfina, hormônio que traz bem-estar. Assim, a pessoa fica menos ansiosa, melhora o humor e, consequentemente, reduz os níveis de estresse e os riscos de depressão. Isso vai ter reflexos na rotina, com uma convivência mais sadia no trabalho e com a família.

Aumenta a autoestima

Cuidar do corpo praticando um esporte aumenta a autoestima. O indivíduo passa a se valorizar mais e a ser mais confiante em suas atitudes.

Garante uma boa noite de sono

Quando praticamos esportes, há liberação de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, substância que ajuda a deixar o corpo mais relaxado. Assim, você consegue ter uma boa noite de sono e acorda cheio de disposição para o dia seguinte.

Proporciona interação social

Por fim, temos que destacar que a prática esportiva promove a interação social e convivência em grupo, o que é muito saudável para que você possa conversar, descontrair e até fazer amizades.

Quais os riscos do sedentarismo?

Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que 20% dos adultos e 80% dos jovens não realizam atividade física com a frequência adequada para a faixa etária.

A questão é que o sedentarismo pode causar obesidade e ainda agravar riscos de doenças, como problemas cardíacos, diabetes e câncer. Por isso, a dica é procurar um esporte que dê prazer e começar devagar. Aos poucos, você passa a se sentir bem com o exercício e a prática se torna algo natural em sua rotina.

Esporte e qualidade de vida andam juntos, ou seja, escolher uma prática regular vai trazer benefícios para o seu corpo e mente. Existe uma série de modalidades entre as quais você pode decidir para ter uma vida melhor!

Gostou do nosso post? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas se sintam inspiradas a praticar um esporte!