Entenda o que é o efeito sanfona   - KinesioSport

Entenda o que é o efeito sanfona  

Quem nunca perdeu uns quilinhos, mas em seguida recuperou tudo de novo? Esse processo, que inclusive é bem comum, se chama efeito sanfona, também conhecido como efeito rebote. Mas você sabe por que ele acontece e se tem como combatê-lo?

Efeito sanfona é uma reação normal do organismo

É importante lembrar que o peso, a alimentação e o metabolismo são regulados por diversos hormônios que atuam ao nível do tecido adiposo, do cérebro e de outros órgãos. De acordo com artigo publicado no site Tua Saúde, revisado pela nutricionista Tatiana Zanin, acredita-se que a recuperação do peso não está somente associada à mudança nos hábitos alimentares ou do tipo de dieta.

Existem mudanças a nível metabólico e fisiológico no organismo, na tentativa de compensar o período de “fome” pelo qual o corpo passou. Isso por que o nosso cérebro interpreta a perda de peso como uma “ameaça” e tentar voltar ao que ele considera normal, com mais 5, 10 ou 15 Kg, por exemplo. E aí é que surge o efeito sanfona. 

Para evitar isso é necessário ter uma série de cuidados, sendo um deles o de aderir a uma dieta adequada às suas necessidades diárias, elaborada por nutricionista. Confira a seguir algumas das causas do efeito sanfona. 

Tratar a gordura como causa e não como consequência 

Muitas pessoas querem emagrecer do dia para a noite, com aquelas dietas que prometem perder 10 kg em 10 dias, por exemplo. Mas é preciso ter em mente que não adquirimos esses 10 kg de um dia para o outro. O peso adquirido é o resultado de hábitos que temos durante um certo tempo da vida. Portanto, emagrecer é um processo que pode levar tempo e deve ser bem elaborado, com uma dieta personalizada e também com a realização de atividade física. 

Não ter uma dieta adequada 

Muita gente também faz dieta por conta própria e isso é um perigo, pois ela não foi personalizada para você por um profissional que entende do assunto. A nutricionista, por exemplo, vai estudar os seus hábitos, estimar o seu gasto calórico e, aí sim, elaborar uma dieta que supra as suas necessidades. Ela também vai considerar o déficit calórico necessário, que fará você emagrecer. 

Só fazer dieta e não praticar atividade física 

Outro erro muito comum das pessoas é só fazer dieta e não praticar atividade física. O exercício é essencial tanto durante o processo de emagrecimento como depois, para ajudar você a manter o peso. De acordo com artigo publicado no Portal UOL, se você quiser manter o peso nos próximos anos seus níveis gerais de atividade também precisam aumentar. Isso também vale para o caso de querer melhorar a composição corporal.

Não quer dizer que você deva virar atleta, mas sim que precisa começar a praticar atividade física para aumentar a qualidade e quantidade de massa magra. Os exercícios também ajudam a melhorar o condicionamento cardiovascular e evitar outras doenças.

E você, também já ficou frustrado por passar pelo efeito sanfona?