Exercício físico pode ser benéfico para a saúde ocular - KinesioSport

Exercício físico pode ser benéfico para a saúde ocular

Você provavelmente já leu que atividade física faz bem para o seu cérebro, o seu coração, entre outros órgãos. Mas sabia que se movimentar também traz benefícios para a saúde ocular? O dia 10 de julho é lembrado como o Dia Mundial da Saúde Ocular, e por isso decidimos trazer uma série de informações e dicas para você cuidar melhor dos seus olhos. Confira: 

Sedentarismo afeta a visão 

Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o sedentarismo pode acarretar algumas doenças oculares, além de outros problemas que já sabemos. De acordo com o médico, as mulheres são as que mais sofrem com esse tipo de enfermidade. Um estudo feito pelo especialista mostra que elas têm 50% mais problemas de visão porque estão mais expostas ao estresse oxidativo, hipertensão arterial e diabetes. Por isso, a falta de exercícios pode causar mais danos visuais entre elas.  

“Os principais benefícios das atividades físicas para os olhos, são a melhora da circulação, o aumento da resistência imunológica e o estímulo da produção de insulina que previne o diabetes e consequentemente a perda visual decorrente de lesões na retina”, explica o médico oftalmologista. 

Para quem tem glaucoma, atividades aeróbicas como correr, nadar, caminhar ou pedalar, bem como a hidroginástica, regulam a pressão arterial. Por isso, podem ajudar a controlar o glaucoma de ângulo aberto que é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular sem causar qualquer desconforto nos olhos, segundo o especialista. “Os exercícios anaeróbicos como a musculação ou qualquer outra atividade que utilize a força para ganhar massa muscular, bem como, os esportes de impacto e posições da ioga em que a cabeça é mantida para baixo devem ser evitados por quem tem glaucoma”, afirma. Isso porque podem provocar o aumento da pressão intraocular e o agravamento da doença. 

Cuidados ao se exercitar 

É importante lembrar que, antes de sair vestindo sua roupa de ginástica e calçando o seu tênis, o ideal é consultar um médico para conferir como está sua saúde para estar em segurança ao iniciar as atividades físicas. Entre os especialistas, procure um oftalmologista, pois você precisa estar atento e com a saúde em dia para começar a se exercitar e evitar acidentes.   

Cuidado também com os movimentos que você fará durante a prática, pois eles podem causar descolamento de retina, inflamações e até mesmo derrame ocular. O futebol, um esporte muito popular, é o maior causador de lesões. Por isso, evite cabeçadas e invista em equipamentos de proteção.  

Se você usa óculos para atividades do dia a dia, não deve deixá-los de lado na hora de se exercitar. No entanto, o oftalmologista pode indicar um ideal conforme a prática. Além disso, os óculos de sol, por exemplo, com lentes de filtro UV podem ajudar quem pratica esportes e atividades ao ar livre, que têm exposição solar. 

E aí, já escolheu os óculos e a roupa ideais para começar a se exercitar hoje mesmo? Lembre-se que cultivar a saúde deve ser uma prática integral, e os benefícios do esporte para a saúde ocular podem ser aproveitados por todos!