Exercício físico como aliado na prevenção à depressão - KinesioSport

Exercício físico como aliado na prevenção à depressão

Nesses tempos em que o recomendado é ficar em casa, as atividades físicas são fundamentais para nos mantermos saudáveis física e mentalmente. Um estudo da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o exercício físico ajuda na prevenção à depressão, neste período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

O estudo foi realizado em parceria com professores e universidades de países da América Latina e Europa e demostra que pessoas com estilo de vida mais saudável, como as que já realizavam atividades físicas antes da pandemia ou que aderiram à prática neste período, conseguem suportar melhor a ansiedade e o estresse provocados neste momento.

Benefícios da atividade física

Como se sabe, a prática regular proporciona diversos benefícios, que vão além da aparência, como:

– Perda de peso;

– Melhora na autoestima e promoção de sensação de bem-estar;

– Diminuição da depressão;

– Diminuição do estresse e cansaço;

– Aumento da disposição;

– Promoção do fortalecimento do sistema imune;

– Melhora da força e resistência muscular;

– Fortalecimento de ossos e articulações;

– Melhora a postura;

– Diminuição da dor;

– Diminuição do risco de doenças cardiovasculares;

– Melhora na aparência da pele.

Esses são apenas alguns dos benefícios, que provam como o exercício pode ser aliado na prevenção e combate à depressão.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma iniciativa que visa a prevenção do suicídio, e ocorre neste mês por causa do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro. A principal causa do suicídio é a depressão, mas outras causas também são comuns, como abuso de álcool e consumo de drogas. 

Procurando ajuda

O momento em que estamos vivendo não está sendo fácil para ninguém, desde quem perdeu um familiar pela doença aos médicos que estão na linha de frente de combate à Covid-19. Estamos todos tentando entender o período que estamos passando e tendo que lidar com dívidas, estresse acumulado, aprendendo a conciliar família com trabalho, sem ver nossos amigos e familiares há meses, entre outras coisas que a doença nos tirou.

Mas devemos ser fortes e pensarmos que alguém nos espera quando tudo isso passar. Mais que isso, precisamos nos cuidar e preservar a nossa saúde pensando também em nós mesmos. E nisso, o exercício físico pode ser aliado na prevenção à depressão. 

Se você está passando por um momento difícil ou conhece alguém nessa situação, procure um Centro de Valorização à Vida (CVV), pelo telefone 188. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Cuide-se, pois vai passar.