Como os exercícios combatem o estresse?  - KinesioSport

Como os exercícios combatem o estresse? 

O Dia Mundial de Combate ao Estresse é lembrado em 23 de setembro e tem como objetivo alertar à população sobre os sintomas e hábitos ruins que causam o esgotamento, seja físico ou mental. E você sabia que os exercícios combatem o estresse?

Estresse e rotina

Na correria do dia a dia é quase impossível não se estressar. Afinal de contas, são inúmeras tarefas para executar e o dia parece não ter horas suficientes para tantas demandas. Acontece que se estressar também não resolve nada: pelo contrário, só prejudica a nossa saúde. Por isso, confira a seguir dicas para combater o estresse.

Exercício físico como aliado 

Todos sabemos sobre os inúmeros benefícios que praticar uma atividade física traz à nossa saúde. E para quem anda muito estressado, se exercitar também pode ser uma ótima opção. Um guia divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou o exercício físico como uma das atividades que auxiliam na prevenção e no enfrentamento do estresse gerado pelo avanço da pandemia de Covid-19.

De acordo com a OMS, uma alimentação equilibrada e a realização regular de exercícios físicos, são aliados para evitar que as consequências psicológicas causadas pelo atual momento se tornem duradouras. 

Escolha uma atividade  

O primeiro passo é escolher uma atividade física que seja prazerosa para você. E não vale dizer que você odeia se exercitar! Existem muitas atividades disponíveis, como por exemplo dançar, praticar yoga ou pedalar. Com algum tipo de exercício você com certeza você pode criar afinidade.

Ao escolher uma atividade que gostamos, fica mais fácil e prazeroso se mexer. Dedique, pelo menos, 30 minutos do seu dia ao exercício físico e observe como o estresse irá embora. 

Tenha momentos de lazer 

Muitas pessoas trabalham o dia inteiro em um escritório e, quando chegam em casa, continuam resolvendo problemas da empresa. Organize melhor o seu tempo e tenha momentos de lazer. Eles são essenciais para a sua saúde, tanto mental quanto física. Vá ao parque com as crianças, passeie com o cachorro. Ou que tal pedir uma comida gostosa e assistir um filme em família em casa mesmo? Essas são pequenas atitudes que podemos fazer no dia a dia, mas que na correria acabamos esquecendo.

Com isso, o estresse toma conta do nosso corpo e traz sintomas como tensão, dor muscular, insônia e respiração ofegante, por exemplo. Por isso, trabalhe, estude, mas também se permita curtir a vida e cuidar melhor de você! Além disso, faça os exercícios que combatem o estresse e, caso necessário, procure ajuda profissional, como um psicólogo, para auxiliar no tratamento.