Exercícios durante a gravidez: entenda o que pode e não pode fazer! - KinesioSport

Exercícios durante a gravidez: entenda o que pode e não pode fazer!

Apesar da gestação não ser uma doença, é preciso tomar bastante cuidado com a prática de exercícios durante a gravidez. Afinal, é uma condição delicada e que tem certas limitações. Quando essa situação é ignorada e há falta de atenção, a saúde da mãe e do bebê pode sofrer complicações.

Por isso, antes de começar qualquer prática esportiva, é preciso consultar um médico — ele é a pessoa mais indicada para avaliar o seu caso e indicar o que é melhor para você. A proibição de atividades geralmente só ocorre quando há grandes riscos envolvidos. Em todo caso, é preciso ter uma atenção especial.

Quer entender quais são os benefícios da prática de esportes nessa fase da vida, bem como conhecer as atividades mais indicadas? Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

Por que praticar exercícios durante a gravidez?

Nos casos em que a gestação não é de risco, os exercícios físicos podem e devem ser realizados, uma vez que são extremamente vantajosos para a mãe e e para o bebê. No entanto, é preciso escolher atividades adequadas e estar atenta para que sejam executadas corretamente sob orientação de um profissional. Conheça os principais benefícios:

– diminui o estresse, ansiedade e depressão;

– reduz as possibilidades de desenvolver diabetes gestacional;

– alivia dores no corpo e, principalmente, nas costas;

– auxilia na prevenção contra pré-eclâmpsia;

– diminui as chances de incontinência urinária durante e após a gravidez;

– melhora a saúde da mãe;

– favorece o parto natural;

– ajuda no controle do peso.

Quais as atividades mais recomendadas para esse período?

Apesar do que muitos acreditam, os exercícios físicos na gravidez podem ir muito além de um simples alongamento. A mãe pode caminhar, fazer pilates, ioga, musculação leve, hidroginástica, danças e muito mais!

O ideal é praticar atividades aeróbicas — para favorecer a circulação sanguínea, controlar o peso e melhorar o humor — e fortalecedoras — para que a mãe sinta menos dores durante a gravidez e se previna contra outros problemas — em conjunto para adquirir os benefícios de ambas e ter uma gestação mais tranquila!

Quais são os cuidados necessários durante os exercícios?

Como dito, antes de começar qualquer esporte é primordial consultar o seu médico a respeito. Caso ele libere a prática, fique atenta aos sinais que seu corpo dá. Suspenda os exercícios imediatamente caso sinta dores, falta de ar, tontura ou qualquer sintoma incômodo.

Além disso, procure um profissional adequado para lhe orientar e, caso ainda não seja ativa, comece aos poucos com práticas leves. Durante as atividades, evite o excesso de peso, nunca deixe de ser aquecer, não ultrapasse os limites do seu corpo e sempre utilize roupas e acessórios adequados.

Então, o que está esperando para iniciar a prática de exercícios durante a gravidez? Assim é possível ter uma gestação muito mais tranquila e saudável. Só não deixe de manter uma rotina ativa mesmo após o parto para que possa ter uma recuperação mais rápida e ter maior qualidade de vida!

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