Exercícios físicos na gestação: quais os melhores?  - KinesioSport

Exercícios físicos na gestação: quais os melhores? 

Você, futura mamãe, sabia que gestação e atividade física super combinam? Manter-se ativa durante a gravidez pode promover maior disposição, menos inchaço e enjoos, além de menos dores nas costas e nas articulações. É claro que existem exceções, por isso, antes de fazer exercícios físicos na gestação, você deve tirar dúvidas com seu médico. 

Benefícios dos exercícios físicos durante a gestação

De acordo com a fisioterapeuta e doula Lúcia Desideri Junqueira, em entrevista à Revista Bebê, é possível se exercitar em qualquer período da gestação. “A prática de atividades físicas de intensidade regular a moderada é indicada durante toda a gestação, com um programa específico para cada mulher, de acordo com o período da gestação em que ela se encontra e com suas condições de saúde”, explica. 

Além disso, praticar exercícios físicos na gestação previne doenças como a diabetes gestacional e a hipertensão arterial, que pode levar a um quadro de pré-eclâmpsia. 

Cientistas da Universidade de Montreal descobriram ainda que o aumento da circulação de sangue na placenta causada pelos exercícios aeróbicos melhora a oxigenação do bebê no útero, favorecendo seu desenvolvimento cerebral. Mais um motivo para começar a se mexer, não é mesmo? Confira a seguir dicas de algumas modalidades de exercício físico para fazer na gestação: 

Musculação  

A musculação é excelente durante a gestação, pois ela fortalece a musculatura evitando dores nas costas e nas articulações. Além disso, é uma atividade possível de se realizar durante os nove meses, sempre observando, é claro, para não exagerar na carga.  

Natação 

A natação, além de promover relaxamento, tonifica a musculatura e aumenta o fôlego e a resistência. Além disso, é uma atividade que treina a nossa coordenação motora, já que é preciso ter braços, pernas e respiração em sintonia.  

Pilates 

O Pilates é uma das atividades mais indicadas na gestação, pois fortalece a musculatura do assoalho pélvico, ajudando na sustentação do peso da barriga e na proteção da coluna. Além disso, a prática também ajuda a fortalecer os músculos do abdômen, melhorando a postura. 

Dança 

A dança, além de gerar aquela descontração, é excelente para aumentar a capacidade respiratória, controlar o ganho de peso e promover o relaxamento, diminuindo a ansiedade natural durante esse período. Além disso, é a atividade ideal para as futuras mamães que gostam de práticas em grupo. 

Tai chi chuan 

O Tai chi chuan é uma arte marcial chinesa suave, considerada uma forma de meditação em movimento. Entre os benefícios estão o relaxamento muscular, a redução da ansiedade, o aumento do equilíbrio e da consciência corporal. 

E você, futura mamãe, indica outros exercícios físicos para fazer na gestação? Conta para a gente nos comentários!