Qual o gasto calórico de correr, pedalar e nadar?  - KinesioSport

Qual o gasto calórico de correr, pedalar e nadar? 

Você é daqueles que adora monitorar quantas calorias gasta ao se exercitar? Então se liga nessa análise de fisiologistas, que estima o gasto calórico de três atividades aeróbicas muito praticadas!

Benefícios do esporte

Corrida, ciclismo e natação são modalidades esportivas que fazem parte do triatlo e também são algumas das atividades físicas mais praticadas. Esses esportes proporcionam benefícios como o maior gasto calórico, além de melhorar o condicionamento físico e a saúde cardiovascular, por exemplo. 

De acordo com um artigo publicado no Globo Esporte, fazer uma análise do gasto calórico das três modalidades é sempre oportuno. De acordo com eles, também vale lembrar que é necessário sempre considerar variáveis como peso, condicionamento físico, intensidade do exercício e habilidade motora.

Estimativa

Para estimar a quantidade de calorias gastas, eles pegaram o exemplo de um indivíduo com 70 kg, saudável, que se exercita nas três modalidades dessa maneira:

  • 30 minutos de corrida em terreno plano. Ao correr ele vai desenvolver uma velocidade de 10 km por hora, completando, portanto, 5 km nos 30 minutos. 
  • 30 minutos de ciclismo, também em terreno plano. Pedalando ele vai manter uma velocidade de 18 km por hora percorrendo 9 km em 30 minutos. 
  • 30 minutos de natação – apesar de não ser um nadador de elite, o nadador sabe nadar razoavelmente no chamado estilo livre de natação. Nadando ele vai manter um ritmo moderado de 1 metro por segundo, ou seja, 60 metros por minuto, portanto, cerca de 1800 metros em 30 minutos. 

Segundo artigos publicados em revistas científicas, o gasto calórico resultante nas três modalidades, considerando a mesma duração total de exercício, é de 376 calorias queimadas na corrida, 225 no ciclismo e 360 na natação. 

“As diferenças observadas de distância percorrida são explicadas pela eficiência mecânica diferente das três modalidades. Devemos lembrar que, para correr, estamos sustentando nosso peso corporal. Já na bicicleta, usamos um sistema de engrenagens que aumenta a eficiência mecânica. E na natação, o empuxo da água proporciona uma flutuação que atenua o esforço, apesar de exigir enorme habilidade motora”, diz o artigo assinado por Turibio Barros e Gerseli Angeli. 

Lembrando que é muito importante passar por uma avaliação física antes de começar a se exercitar. Além disso, é essencial ter o acompanhamento de profissional de educação física, que vai elaborar um treino de acordo com as suas condições, necessidades e objetivos. 

E você, costuma contar calorias na hora de se exercitar? Compartilha com a gente nos comentários como você faz isso!