Higienização dos alimentos pode prevenir doenças - KinesioSport

Higienização dos alimentos pode prevenir doenças

Em 31 de março comemora-se o Dia da Saúde e Nutrição, conforme o calendário oficial do Ministério da Saúde. O objetivo da data é chamar atenção para as boas escolhas na hora de se alimentar. Com a pandemia de Covid-19, que assola o mundo há mais um ano, as reflexões sobre higiene têm sido cada vez mais atuais. Quando se pensa em alimentação, isso se torna ainda mais essencial. Você sabe como fazer a higienização correta dos alimentos?

Higiene e Coronavírus

A higiene foi uma das tantas mudanças que o coronavírus trouxe para a nossa vida. E não estamos falando só sobre usar máscara e álcool gel, mas também de ter cuidado com os alimentos que entram na nossa casa. E isso não tem relação unicamente com a infecção pelo coronavírus.

Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há evidências atuais de que o vírus que causa a Covid-19 seja transmitido por meio do consumo de alimentos. Porém, diante da crise sanitária mundial que vivemos, todo cuidado é pouco.

Mas higienizar os alimentos também evita a entrada de outros micro-organismos na nossa casa. Isso porque muitas pessoas tocam nos alimentos, seja no supermercado ou nas feiras. Assim, até que você leve os produtos para casa, vários outros clientes do estabelecimento já tocaram nas embalagens, colocando ou retirando eles de seus carrinhos.

Veja algumas dicas de higienização dos alimentos:

– Ao chegar do supermercado ou feira, limpe os produtos antes de colocá-los nos armários ou na geladeira;

– Passe álcool 70% nos produtos que têm embalagens e lave as latas com água e sabão;

– Lave as hortaliças em água corrente para tirar a terra e depois deixe-as de molho em uma solução de água com hipoclorito (em geral, 1 colher de sopa por litro de água);

– Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos;

– Cozinhe, asse ou frite bem as carnes, ovos e demais produtos de origem animal;

– Evite deixar alimentos perecíveis por mais de duas horas fora da geladeira;

– Mantenha os alimentos sempre tampados e evite falar sobre eles quando estiver se servindo, já que gotículas de saliva podem contaminá-los.

Também precisamos lembrar que existem doenças transmitidas por alimentos mal cozidos. É o caso da infecção pela bactéria Salmonella, presente geralmente em alimentos provenientes de animais criados em fazendas. Ela pode causar gastroenterite, que tem como principais sintomas o vômito, a diarreia forte e a febre.

Outra doença comum é a cólera, geralmente associada ao consumo de mariscos, peixes e algas mal cozidos, além da ingestão de água não tratada. Ela causa uma inflamação no intestino, e os sintomas são a diarreia e a desidratação.

E aí, gostou das dicas? Viu só como é importante fazer a higienização correta dos alimentos? Conta para a gente nos comentários o que você achou e se já higieniza os alimentos antes de guardá-los!