Entenda a importância da hidratação no organismo agora mesmo! - KinesioSport

Entenda a importância da hidratação no organismo agora mesmo!

Você sabe qual a importância da hidratação para o corpo? Você já deve ter ouvido falar que é preciso beber 2L de água por dia. Mas você sabe o porquê dessa recomendação? Muito se fala sobre a necessidade de manter o corpo hidratado e os perigos da desidratação, mas sem de fato explicar quais são eles.

Neste texto, você vai entender todas essas questões. Vamos explicar quais os riscos da desidratação e por que você deve se manter hidratado. Boa leitura!

Por que beber água?

O corpo é formado aproximadamente por 60% de água. Ela está presente em todas as funções celulares, na respiração, na circulação do sangue e, principalmente, no cérebro. Com a falta de água, todas as funções vitais do organismo ficam prejudicadas, a respiração, a circulação sanguínea e as transmissões nervosas.

A necessidade diária de cada pessoa varia de acordo com sexo, idade e atividades diárias. Em dias quentes e/ou secos, durante a prática de atividade física e em locais de baixa umidade, a recomendação é aumentar a ingestão de líquidos. Para alcançar a meta, você pode beber água de coco, suco natural de frutas, chás, isotônicos e comer mais frutas — como a melancia e o melão.

Refrigerantes, sucos industrializados e bebida alcoólica não contam como forma de hidratação. O álcool e o excesso de sódio e açúcar podem causar o efeito contrário, a desidratação. Cuidado também com bebidas diuréticas, que promovem a perda de água.

Como identificar a desidratação?

Os primeiros sinais de desidratação são sede constante, boca seca e pegajosa. Um cuidado que deve ser tomado é que a sede muitas vezes também é confundida com fome. Por isso, ao sentir um sinal de fome, beba um copo d’água e aguarde. Caso persista, é realmente fome. Caso passe, era apenas sede.

Outros sinais são dores de cabeça, enjoo, fadiga, mau hálito, intestino preso, redução da urina, tontura, falta de concentração e pele ressecada. Quanto maior o tempo sem beber líquidos, mais sintomas de desidratação você sentirá.

Uma maneira prática de avaliar o nível de hidratação do corpo é observando a urina. A cor dela varia entre amarelo translúcido a tons mais escuros, como o amarelo-ocre. O cheiro também se altera com a cor. Quanto mais água o corpo excretar pela urina, mais clara era será.

Assim, se o corpo está eliminando água por meio da urina, significa que ele está bem hidratado. Se ele estiver desidratado, ele economizará a água, reduzindo a quantidade de xixi feita ao longo do dia e o volume urinário. Isso causará um amarelo mais escuro e cheiro mais forte. Além disso, pode causar uma ardência no canal urinário.

Entenda os riscos de ficar desidratado

A falta de água afeta também o cérebro. Você já deve ter visto em um filme uma pessoa que se perde no deserto e, quando fica sem água, começa a ter alucinações, sentir tonturas e ver miragens. Isso acontece porque a água é essencial para conduzir as transmissões nervosas.

Qualquer há a redução na sua disponibilidade para o cérebro, ocorrem grandes perdas no desempenho. Isso resulta na dificuldade de concentração e de tomada de decisões, além de tonturas, dores de cabeça, devaneios e miragens.

Agora você já conhece a importância da hidratação para o corpo humano e os riscos de não beber água em quantidade suficiente. Por isso, mantenha uma garrafinha cheia sempre a mão e dê pequenos goles ao longo do dia. Beber água é cuidar da saúde, assim como praticar esportes. Para saber a quantidade aproximada de água que você deve beber por dia, basta multiplicar seu peso por 35 ml. Uma pessoa de 60kg, por exemplo, precisará beber 2,1 litros de água por dia (o que pode variar conforme estilo de vida, atividades praticadas, temperatura ambiente, etc).

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