Importância do sono para a boa performance - KinesioSport

Importância do sono para a boa performance

Muita gente malha direitinho, é fiel a uma dieta saudável e equilibrada, mas falha em alguns aspectos, como não dormir bem. Entender a importância do sono para a boa performance na prática de exercícios físicos é o primeiro passo no caminho para atingir bons resultados.

Segundo o mestre e doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM, Turíbio Barros, para quem pratica atividades físicas, uma boa noite de sono é o complemento de um programa de treinamento e um item absolutamente fundamental. O especialista diz ainda que noites mal dormidas, além de comprometerem seu ânimo e energia para o dia seguinte, minam seu projeto de saúde.

Além disso, dormir bem contribui para a melhora do metabolismo, aumenta a disposição e previne doenças crônicas. “Uma noite de sono mal dormida pode aumentar a necessidade do corpo por insulina em até 30% de um dia para o outro. É como ter comido um prato de macarrão, levando a ganho de peso em longo prazo. Pessoas que dormem menos de 7 horas por noite às vezes não se sentem cansadas com a falta de sono. Contudo, elas já apresentam alterações associadas à baixa qualidade do sono”, observa Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês.

Em pesquisa desenvolvida por cientistas da Endocrine Society, dormir pouco também pode aumentar o risco de osteoporose e de fraturas. O motivo seria que, sem o sono adequado, o esqueleto humano acaba não se renovando.

Vice-versa

Além disso, observamos que muitos especialistas recomendam praticar uma atividade física para se dormir bem. Entre os benefícios ligados ao sono para quem se exercita estão:

– Dormir mais rápido;

– Relaxar e descansar melhor;

– Ter um sono mais profundo e de qualidade;

– Sentir-se mais disposto no outro dia;

– Facilidade para obter um peso saudável.

“Quando uma pessoa pratica atividade física, acontece no corpo a homeostase, que é a estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. A atividade deixa seu corpo mais cansado e o sono vem naturalmente à noite. Essa movimentação durante o dia pode gerar um certo desconforto na musculatura e micro-lesões. No fim do dia o corpo te diz que precisa repousar, dormir melhor. E a atividade física também diminui o estresse e a ansiedade, auxiliando ainda mais na qualidade do sono”, explica a doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), Cláudia Goulart.

Você já deve ter ouvido aquela frase “descanso também é treino”, né? Pois é, ela explica bem a importância do sono para a boa performance nos treinos. Lembre-se: não adianta se matar na academia e não aliar outros fatores para obter um melhor resultado.