Isolamento: dicas para mães cuidarem da saúde mental - KinesioSport

Isolamento: dicas para mães cuidarem da saúde mental

Neste domingo, 10 de maio, celebramos o Dia das Mães. Para algumas será a primeira vez, para outras a décima, mas para todos – mães e filhos – será diferente. Por isso, precisamos cuidar também da nossa saúde mental, principalmente em um momento cujo abraços e beijos, e até a presença física pode acarretar riscos à saúde de todos. É um momento diferente, pois não é indicado viajar para passar a data com a mãe, por mais desejável que seja, mas não há nada mais importante que cuidarmos uns dos outros e nos protegermos.

Por isso, separamos algumas dicas para você mãe cuidar da saúde mental durante esse período de isolamento social.

Pratique alguma atividade física

Já listamos por aqui inúmeros benefícios e exercícios como dicas. Agora, na quarentena, praticar alguma atividade física se faz ainda mais necessário. Entre as vantagens da prática estão: melhoria da memória, concentração, humor e do bem-estar. O exercício também ajuda nos casos de depressão e ansiedade, diminuindo também o estresse e a tensão corporal. Tudo o que precisamos, já que só em casa, às vezes ficamos um pouco deprimidos e com saudade da liberdade. Além disso, você pode colocar as crianças para se exercitarem com você, seja pulando corda, fazendo um circuito de funcional, ou até mesmo utilizando seu peso para agachar e dar aquele reforço nos músculos. Mas se seu filho já for adulto, que tal um treino juntos?

Coloque séries e leituras em dia

Quantas séries e filmes estão na sua lista do streaming? Os títulos são inúmeros, desde aquela comédia para chorar de rir, até documentários científicos inclusive sobre pandemia, que nos fazem entender melhor a situação atual. E as leituras na prateleira? Livros que você comprou e nunca folheou, merecem que a poeira seja tirada de cima e enfim sejam desfrutados. Aproveite também para estimular o hábito de ler nas crianças, já que os adultos são seu espelho. E filmes, que tal viciar na música de baby shark juntos?

Meditação

A meditação é uma técnica que nos ajuda a relaxar, diminuir o estresse e aumentar a concentração. Além disso, desenvolve habilidades como a tranquilidade e o foco no presente. Atualmente a rotina é composta por inúmeras atividades, trabalhar, malhar, ir ao mercado, ao banco, e mesmo em casa, muitas atividades continuam remotamente. A meditação é um ótimo momento para nos concentrarmos e aquietarmos a mente. E os filhos também podem participar do momento.

Lembrete para sua saúde mental

A quarentena não é uma competição de produtividade. Isto é, de quem leu mais livros, ou não falhou nenhum dia de exercício. Às vezes o que mais precisamos é ficar um dia sem fazer nada. Não tenha medo de fazer isso, se é o que você quer, respeite seu corpo. Mas como são inúmeros dias em casa, é preciso achar alternativas para viver um dia de cada vez se mantendo firme. É preciso se resguardar para que quando tudo isso passe estejamos saudáveis para recomeçar. Neste dia das mães, talvez seja o primeiro que muitos vão parar para refletir que a presença é mais importante que um presente. Se mantenha firme, pois vai passar!

Feliz Dia das Mães!