KinesioSport na Copa São Paulo de futebol Júnior - KinesioSport

KinesioSport na Copa São Paulo de futebol Júnior

As bandagens elásticas adesivas KinesioSport® são conhecidas por auxiliar em diversas modalidades esportivas – desde a prevenção de lesões, alívio de dores, além de ajudar a obter um melhor desempenho. Esse post é o sexto de uma série apresentada por Paulo Anchite, fisioterapeuta do esporte no Club de Regatas Vasco da Gama e fisioterapeuta intensivista do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Estes artigos trazem informações sobre lesões no esporte e como a bandagem elástica pode ajudar na recuperação e prevenção desses problemas.

Hoje falaremos sobre a competição que abre o calendário do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de futebol Júnior, competição que avança para sua 51° edição em 2020. Ela reúne 128 clubes de 27 estados, de Roraima ao Rio Grande do Sul divididos em mais de 30 grupos com 4 clubes em cada.

O estado de São Paulo detém 30 títulos. Seguido do Rio de janeiro com 10, Minas gerais com 5, Rio Grande do Sul com 4 e Santa Catarina com 1. Sendo o Corinthians o maior campeão, com 10 títulos. A copinha, como é chamada popularmente, tem como característica revelar grandes craques do futebol, tais como: Neymar, Cafu, Valdir bigode, Ronaldinho, entre outros.

Neste ano, eu tive a grande honra de atuar na primeira fase da competição, fazendo um grande trabalho, como fisioterapeuta do gigante da colina (Vasco da Gama). O resultado foi a classificação em primeiro lugar na chave, com duas vitórias e um empate. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com toda comissão técnica e departamento médico. Isso inclui o fisioterapeuta, com a preparação dos atletas pré-jogo e na recuperação pós jogo; o fisiologista, principalmente com sinalização do desgaste físico do atleta através da termografia; a nutricionista, com seu cardápio equilibrado nas refeições; o médico, com seu conhecimento para dar os diagnósticos precisos e a psicóloga, trabalhando o emocional dos garotos.

Como é uma competição de tiro curto, o trabalho é desenvolvido principalmente em fazer com que o desgaste do atleta não se transforme em lesão. Um aliado importante nesse sentido é a termografia. As bandagens KinesioSport® se encaixam nesse processo de proteção, principalmente com o passar da competição e o aumento do desgaste muscular em membros inferiores e em consequência, a proteção articular dos joelhos e tornozelos.

Os atletas em número crescente solicitaram o uso das bandagens elásticas nos jogos, onde os campos com gramado alto, molhado e irregulares exigiam muito dos grupos musculares e articulares acima citados. Até o momento com toda essa ação, estamos livres de lesões muscular, com apenas uma baixa devido à uma entorse de tornozelo.

Em uma competição com um grau de intensidade tão grande, se o clube não tiver por trás um corpo técnico de alto nível, associado a um grande grupo de atletas capacitados e produtos de qualidade como os da KinesioSport, dificilmente consegue um resultado significante nos dias de hoje.

– Orgulhosamente, a bandagem KinesioSport® é a bandagem oficial do Club de Regatas Vasco da Gama e esteve presente na Copa São Paulo de futebol Júnior. Acompanhe mais dicas de saúde e bem-estar no nosso Instagram.

Clique aqui para conferir outros artigos do Blog KinesioSport.

Em caso de suspeita de lesões, procure ajuda médica.