Bandagem elástica na lesão de LAC (ligamento acrômio clavicular) - KinesioSport

Bandagem elástica na lesão de LAC (ligamento acrômio clavicular)

As bandagens elásticas adesivas KinesioSport® são conhecidas por auxiliar em diversas modalidades esportivas – desde a prevenção de lesões, alívio de dores, além de ajudar a obter um melhor desempenho. Esse post é o primeiro de uma série apresentada por Paulo Anchite, fisioterapeuta do esporte no Club de Regatas Vasco da Gama e fisioterapeuta intensivista do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Estes artigos trarão informações sobre lesões no esporte e como a bandagem elástica pode ajudar na recuperação e prevenção desses problemas.

Case de lesão de LAC (ligamento acrômio clavicular)

A lesão de LAC (ligamento acrômio clavicular) é uma das lesões mais comuns no futebol – correspondendo a aproximadamente 3% das lesões do ombro e a 40% das lesões desportivas do ombro. Ela se caracteriza em grau 1, 2, e 3 – no 3º sendo um caso cirúrgico. Geralmente, acontece em jogadas que o atleta se projeta em velocidade e sofre a queda em decúbito lateral. Isso acarreta todo um processo de desaceleração em cima do ombro, proporcionando um quadro álgico imediato, edema e limitação funcional.

A utilização da bandagem elástica se faz importante no tratamento, com a estabilização articular (escápulo umeral e acrômio clavicular), além da limitação muscular local, através de sua ação proprioceptiva de forma eferente (que tira e transporta de dentro para fora) e devido a sua elasticidade na colocação.

“Com essa imobilização o atleta Lucas Santos jogou contra o Sport, Ponte Preta, Flamengo e Atlético paranaense pelo campeonato sub20. As bandagens KinesioSport® foram fundamentais para o tratamento do quadro do atleta – que está plenamente recuperado”, pontua o fisioterapeuta Paulo Anchite.

– Orgulhosamente, a bandagem KinesioSport® é a bandagem oficial do Club de Regatas Vasco da Gama. Acompanhe mais dicas de saúde e bem-estar no nosso Instagram.

Clique aqui para conferir outros artigos do Blog KinesioSport. 

Em caso de suspeita de lesões, procure ajuda médica.