Lesões do padel: veja as mais comuns e como prevenir - KinesioSport

Lesões do padel: veja as mais comuns e como prevenir

O padel, esporte que não para de crescer no Brasil, é uma mistura de squash com tênis. A atividade é, inclusive, queridinha entre os famosos, sobretudo os jogadores de futebol. Exemplos são o atacante do Paris Saint-Germain Neymar, e o ex-zagueiro Puyol. Mas como em todo o esporte, os machucados decorrentes da prática sempre podem surgir. Você sabe quais são as principais lesões do padel e como preveni-las?

Padel no Brasil

Há aproximadamente três décadas, esse esporte conquista os brasileiros. Foi em solo gaúcho que começou a descoberta do padel e, logo em seguida, chegou às praias de Santa Catarina. Por lá, antes da pandemia, argentinos e uruguaios tinham contato frequente com brasileiros e ajudaram a desenvolver o esporte.

Em 2018 eram cerca de 50 mil atletas no país, com quase 400 quadras em condições de jogo. Na América do Sul, além da Argentina e do Uruguai, o padel também tem atletas no Chile e no Paraguai. Fora do continente, Espanha, Portugal, Inglaterra, Suécia, Bélgica, França e México receberão etapas do campeonato mundial em 2018.

Epicondilite

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a epicondilite lateral ou “tendinite do tenista” é a principal causa de dor na região do cotovelo. Caracteriza-se por dor na região do epicôndilo lateral (face lateral do cotovelo), onde se localizam 6 tendões, os quais exercem ações de supinação do antebraço e extensão do punho e dedos, principalmente.

Fascite plantar

Trata-se de uma inflamação na membrana espessa (fáscia) que recobre a planta do pé. É comum em atletas de padel pelo fato de ser uma atividade esportiva com carga, pelo uso de calçado inadequado, e pelo fato de o solo ideal para a prática ser muito duro. Os sintomas são: dor no calcanhar e planta do pé, além de dificuldade em subir escadas e de permanecer em pé por longos períodos.

Entorse do tornozelo

Trata-se do estiramento ou ruptura dos tecidos moles (ligamentos, tendões, cápsula articular) do tornozelo. Essa lesão é comum em atletas de padel, pois é um esporte que exige frequentes saltos e mudanças de direção. Os sintomas da entorse são: dor, inchaço local, aumento da temperatura da pele no local e dificuldade em andar ou manter-se em pé.

Previna-se de lesões com KinesioSport

As bandagens KinesioSport podem ser usadas tanto para prevenção, quanto para reabilitação de lesões em várias práticas esportivas. Com foco na performance e no bem-estar, nossos produtos buscam contribuir para uma vida ativa com qualidade. Nossa marca teve origem com as bandagens elásticas adesivas em rolo e continuamos investindo em lançamentos e produtos inovadores.

Além disso, é muito fácil e rápido aplicar a bandagem no corpo. Seja na planta do pé, em caso de fascite plantar, ou no cotovelo, em caso de epicondilite. Nossas bandagens também têm ótima elasticidade, o que permite que você faça os movimentos enquanto as usa, no caso da prevenção. Se você estiver usando por já estar lesionado, o melhor mesmo é seguir as orientações do seu médico e descansar, para voltar com força às quadras em breve.

Por isso, para lesões do padel ou de outros esportes, conte sempre com KinesioSport para uma reabilitação rápida e de qualidade!