Lesões musculares - tratamento com aplicação de bandagem KinesioSport - KinesioSport

Lesões musculares – tratamento com aplicação de bandagem KinesioSport

As bandagens elásticas adesivas KinesioSport® são conhecidas por auxiliar em diversas modalidades esportivas – desde a prevenção de lesões, alívio de dores, além de ajudar a obter um melhor desempenho. Esse post é o quarto  de uma série apresentada por Paulo Anchite, fisioterapeuta do esporte no Club de Regatas Vasco da Gama e fisioterapeuta intensivista do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Estes artigos trarão informações sobre lesões no esporte e como a bandagem elástica pode ajudar na recuperação e prevenção desses problemas.

O texto de hoje deixa de lado as lesões articulares e aborda um outro tipo de lesões, as musculares, em especial os estiramentos, que são muito comuns no âmbito desportivo. Os estiramentos são lesões que acometem as fibras musculares e são muito traiçoeiras. Neste caso, um retorno fora do tempo recomendado acaba fazendo com que a lesão volte à estaca zero ou, em muitos casos, pode resultar na piora em seu grau. Elas são divididas em grau 1 , 2 e 3.

Lesão de grau 1: é a lesão que envolve a ruptura de poucas fibras musculares. Menos de 5% das fibras totais do músculo são afetadas e a formação de edema é mínima. O desconforto é pequeno e ocorre principalmente quando o músculo é contraído ou alongado. Nesse caso, não há perda da função, o retorno às atividades é gradual, em geral, após 7 a 10 dias de tratamento.

As lesões de segundo grau evoluem em rompimento maior de fibras musculares, podendo afetar de 5% a 50% do músculo lesionado. O edema é maior e a capacidade de contração fica muito afetada, além de não conseguir movimentar adequadamente o músculo, a dor é bem mais intensa. O retorno às atividades ocorre em 5 a 6 semanas gradualmente, pós tratamento.

A lesão de grau 3 é mais grave e complicada. Há uma ruptura total do músculo fazendo um GAP (afundamento), com a grande maioria de suas fibras sendo afetadas. Há uma perda total da função muscular com grande hemorragia e edema. A dor é praticamente constante e o tratamento muitas vezes é cirúrgico (miorafia).

As regiões geralmente são focadas nos membros inferiores, tais como o músculo reto femoral, o bíceps femoral, e a musculatura do gastrocnêmio. Veja a seguir uma breve descrição de suas características:

O reto femoral, musculatura localizada na parte anterior da coxa , tem a característica de se lesionar, principalmente nos atletas que tem o chute como sua principal arma.

O bíceps femoral, musculatura localizada na parte posterior de coxa, tem a característica de se lesionar, principalmente nos atletas de velocidade em sua desaceleração na maioria das vezes.

A musculatura do gastrocnêmio é um caso a parte, considerado o pior estiramento muscular que se pode ter. Acomete principalmente os atletas que praticam muito salto (vôlei , basquete e os goleiros) em seu grau máximo, pode acabar desencadeando a famosa síndrome da pedrada, que acaba com a função muscular, em que o atleta adota uma marcha compensatória e a formação de edema é imediata e muito grande.

Em muitos casos existem uma sinalização clínica dos músculos em geral: ele fibrila de cansaço, se contratura em forma de câimbras ou simplesmente com mialgia local (dor muscular). Outra forma de detectar o stress muscular é por meio da termografia dos músculos após no máximo de 24 horas da atividade física. Esse exame mostrará a diferença de temperatura, nos quais as musculaturas com alterações térmicas terão uma atenção em especial no processo de recuperação.

As bandagens elásticas KinesioSport® fazem um trabalho muito bom na prevenção das lesões, no processo de cicatrização e no pós tratamento. Neste caso, o atleta faz uso para proteção das fibras musculares novas, recém regeneradas.

– Orgulhosamente, a bandagem KinesioSport® é a bandagem oficial do Club de Regatas Vasco da Gama. Acompanhe mais dicas de saúde e bem-estar no nosso Instagram.

Clique aqui para conferir outros artigos do Blog KinesioSport. 

Em caso de suspeita de lesões, procure ajuda médica.