Lesões no esporte: conheça as mais comuns - KinesioSport

Lesões no esporte: conheça as mais comuns

Inchaço, incômodos, dores… Esses são alguns dos principais sintomas das lesões no esporte. Infelizmente, quem faz atividades físicas está propenso a esses problemas. Afinal, a prática envolve impacto, intensidade, movimentos repetitivos, etc.

No entanto, os riscos são reduzidos se a atividade é conduzida por um profissional qualificado e quando você sabe reconhecer os limites do próprio corpo. Além do mais, os esportes apresentam muito mais benefícios para a saúde do que malefícios, ajudando a reduzir as chances de desenvolver diversas doenças.

Então, não tenha medo de levar uma vida mais ativa. Quer conhecer as principais lesões a fim de ter mais recursos para evitá-las? Continue acompanhando a leitura para conferir!

Entorse

Conhecida popularmente como “torção”, é caracterizada pelo movimento irregular das articulações, que acaba forçando os ligamentos e causando lesões. Afeta principalmente os joelhos e tornozelos e costuma ser causada por um acidente, sendo bastante comum nos esportes em geral.

Os jogadores de futebol sofrem constantemente essas lesões devido a esforços excessivos, principalmente em finais de temporada. Temos como exemplo Renê Júnior, jogador do Corinthians, que torceu o joelho, resultando em um rompimento do ligamento.

Para os que praticam esportes por saúde e lazer, o uso de bandagens elásticas adesivas é bastante útil para se prevenir contra os indesejados entorses. Além disso, é importante utilizar sapatos adequados e fortalecer os músculos da região.

Contusão

É causada por um forte impacto, como batidas nos músculos, ligamentos ou tendões. Geralmente, apresenta manchas de sangue ao redor da região lesionada. Contudo, não costumam ser graves e a pessoa se recupera apenas com o repouso e uso de compressas de gelo.

Para evitá-las, é preciso não sobrecarregar o corpo e sempre preparar os músculos para a atividade com um aquecimento. Outro ponto importante é se recuperar completamente de uma lesão antes de voltar a fazer esportes novamente.

Luxação

É caracterizado pelo deslocamento dos ossos de uma articulação, bastante comum em pulsos, ombros, tornozelos e joelhos. Apesar de muitas vezes ser tratado como um problema pequeno, a luxação merece cuidados especiais assim que ocorre.

Para não ter uma luxação, é necessário tomar cuidado com o esforço excessivo. Dependendo da atividade, utilizar protetores para as articulações. O uso de bandagens também pode ser muito útil.

Tendinite

A tendinite é uma inflamação dos tendões — um problema bastante comum não somente para os que praticam esportes, mas também para quem trabalha com atividades repetitivas.

Essa lesão tem como principais fatores de risco a falta de alongamento ou aquecimento, movimentação repetitiva e postura inadequada. Estar atento a uma prática correta guiada por um profissional da área de educação física ou fisioterapeuta também auxilia na prevenção desse problema.

Por isso, é preciso tomar cuidado ao executar atividades físicas. Aqueça-se bem, realize os movimentos corretamente, não exagere na intensidade e utilize acessórios que possam minimizar os riscos de lesões no esporte, como as bandagens elásticas. Dessa forma, é possível garantir uma prática segura, saudável e prazerosa!

Este artigo sobre as lesões mais comuns no esporte foi interessante para você? Então, aproveite para conferir a respeito das indesejadas dores no pescoço.