Não a procrastinação: a importância de se exercitar - KinesioSport

Não a procrastinação: a importância de se exercitar

Todo dia, em algum lugar do mundo, alguém “começa” a procrastinação para não se exercitar. “Hoje estou cansado”, “amanhã eu começo”, “vou iniciar na segunda-feira”. Essas são frases bem rotineiras na vida de quem pensa em mudar hábitos, mas sempre acaba deixando para depois.

Acontece que a nossa saúde não pode esperar. No entanto, é claro que ninguém vai virar fitness do dia para a noite. Mas podemos começar mudando de pouquinho em pouquinho e assim transformarmos nossas vidas.

Como começar

O começo pode ser se matriculando em uma academia, indo caminhar ou correr no parque, baixando um aplicativo com rotinas de treinos. Mas é sempre bom lembrar que o acompanhamento profissional é indispensável. Assim você executará as atividades de maneira correta e não irá se machucar.

Outra coisa: a mudança também deve acontecer na alimentação. Comece descascando mais e desembalando menos. Não tem tempo? Dedique um dia da semana para preparar marmitas e assim terá as refeições da semana organizadas. Outras dicas:

– Durma bem;

– Beba mais água;

– Coma mais vegetais e frutas;

– Consuma menos sal e açúcar;

Benefícios da atividade física

É até clichê falar do bem que o exercício físico pode promover na nossa vida, mas não custa lembrar. Confira os benefícios, de acordo com o Ministério da Saúde:

– Fortalecimento dos ossos e músculos;

– Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;

– Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;

– Melhora da saúde mental e do humor;

– Redução do estresse;

– Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;

– Melhora em quadros de depressão;

– Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar;

– Aumento da expectativa de vida;

– Melhora da qualidade do sono;

– Controle de peso;

– Manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas para pessoas de terceira idade.

São inúmeras as modalidades que podemos realizar. Por exemplo: boxe, natação, corrida, basquete, vôlei, e por aí vai. Inclusive aqui no blog, temos até um artigo com os esportes mais praticados no Brasil, confira clicando aqui.

Aquela frase “amanhã você vai desejar ter começado hoje” faz muito sentido. Às vezes só nos damos conta de como praticar uma atividade é importante quando estamos doentes. Além disso, a prática regular, aliada com uma alimentação equilibrada, fortalece o nosso sistema imunológico, evitando que possamos ficar doentes com mais frequência. Resumindo: só nos faz bem!

E aí, vai continuar com a procrastinação, ou vai começar a se cuidar hoje mesmo?