O que nunca te contaram sobre a bandagem elástica adesiva - KinesioSport

O que nunca te contaram sobre a bandagem elástica adesiva

As bandagens elásticas adesivas são utilizadas para reabilitação e prevenção de lesões, e também para auxiliar na performance física.

Quando aplicada sobre a pele, aumentam o fluxo sanguíneo, aliviam a dor, fornecem suporte aos músculos e estabilização às articulações.

Conheça um pouco da sua história e seus benefícios.

Surgimento da bandagem elástica adesiva

Na década de 70, o médico quiropata japonês Kenzo Kase, desenvolveu este produto visando aliviar a dor e reduzir edemas através da melhora da circulação linfática, além de gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular. Desde que apareceram no corpo de atletas nas olimpíadas de Seul, em 1988, começaram a se popularizar entre a categoria.

Composição

A bandagem elástica possui de 130 a 140% de elasticidade, tecido feito com 100% de algodão, é ativada pelo calor e é à prova d´água.

O produto não contém látex ou medicamento em sua composição, e permite que a pele respire sem obstrução. O seu uso possibilita flexibilidade nos movimentos e cada aplicação pode permanecer na pele por cerca de 3 a 5 dias.

Quem pode usar?

Devido ao seu enorme potencial, as bandagens elásticas já expandiram seu uso, que no início era comum apenas entre atletas e profissionais da saúde.

Atualmente, elas são indicadas para auxiliar em diversos tipos de prevenções e tratamentos, como de lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contraturas musculares, paralisias faciais, artrose, artrite, fasceíte plantar, hérnias de disco, linfedemas, estiramentos e tantos outros.

A autoaplicação da bandagem é indicada para a prevenção de lesões e alívio da dor em diversas regiões do corpo. O site da KinesioSport disponibiliza uma série de vídeos com o passo a passo de aplicações básicas.

Além disso, a nova linha de bandagens pré-cortadas da KinesioSport já vem com as tiras cortadas nos formatos e tamanhos adequados para diversas aplicações, como para a lombar, pescoço, ombro, joelho, tornozelo e punho.

Cada pacote acompanha um manual de instruções contendo fotos e um passo a passo para a sua aplicação.

Para o tratamento de lesões e condições específicas é recomendada a consulta a um profissional da saúde capacitado no método de aplicação de bandagens elásticas.

Benefícios

Entre os principais benefícios da bandagem elástica adesiva, estão:

  • Normaliza a função muscular: facilita a contração de músculos enfraquecidos e evita sua contração excessiva.
  • Auxilia no correto posicionamento das articulações: realinha as articulações, recuperando a função da fáscia e do músculo.
  • Melhora a circulação sanguínea linfática: reduz edemas em tratamentos pós-cirúrgicos e pós-traumáticos.
  • Reduz dores musculares: eleva sutilmente a pele, aliviando a pressão exercida sob os receptores sensoriais e neurológicos.

Atualmente as bandagens elásticas adesivas estão muito populares e, cada vez mais, passam por testes e estudos que comprovam sua eficácia.

Por conta destes estudos, inclusive feitos em animais, desconstruiu-se o mito que existia sobre seu efeito ser placebo, ou seja, psicológico.

Elas não possuem contraindicações, podendo também ser aplicadas em crianças, gestantes e idosos.

Você já usou alguma vez a bandagem elástica adesiva? Ainda tem alguma dúvida sobre elas? Acesse nossa loja e conheça nossos modelos variados de bandagens adesivas Kinesio Sports.