Olimpíadas : tudo que você precisa saber sobre os jogos - KinesioSport

Olimpíadas : tudo que você precisa saber sobre os jogos

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começaram nesta quarta-feira, 21 de julho. Devido à pandemia do novo coronavírus, a competição está acontecendo um ano depois. Mas você sabe a história dos jogos, ou por que a competição leva esse nome? Então, segue com a gente para descobrir isso e muito mais sobre as Olimpíadas!

Tokyo 2021

O futebol feminino e o softball marcaram o início da competição, ainda na quarta-feira. Já a cerimônia de abertura do evento aconteceu no Estádio Olímpico de Tóquio nesta sexta-feira, 23. Nessa edição, serão disputados 33 esportes em 42 locais em todo o Japão. As primeiras entregas de medalhas ocorrem no sábado e a competição segue até 8 de agosto, dia da cerimônia de encerramento. 

Surgimento do nome

Os primeiros registros históricos das Olimpíadas datam de 776 a.C., quando os vencedores começaram a ter seus nomes registrados, de acordo com o portal Rede do Esporte. E foi nesse período também que o nome da competição surgiu, após a aliança de Iftos, rei de Ilia, com o monarca de Esparta, Licurgo, e o rei de Pissa, Clístenes.

Essa aliança foi selada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia, cidade da Antiga Grécia onde eram praticados jogos esportivos na época, e é daí que vem o nome “Olimpíadas”. 

Olimpíadas eram disputadas durante trégua das guerras

A trégua instituída pelo acordo era considerada sagrada em toda a Grécia durante o período em que os Jogos fossem disputados. Esse acerto era levado tão a sério que, durante a Guerra do Peloponeso, por exemplo, rivais deixaram as rusgas de lado para competir nos Jogos. 

Entretanto, um fator climático limitou a realização plena dos Jogos em 776 a.C.. Na ocasião, um temporal atingiu a cidade de Olímpia. Isso impediu que a maioria das provas programadas fosse disputada. Naquela edição, a única prova que se concretizou foi uma corrida pelo estádio, vencida por um cozinheiro, Coroebus de Elis. Assim, ao completar a distância de 192,27 metros, ele se tornou o primeiro campeão olímpico da história . 

Brasil nas Olimpíadas 

O Brasil estreou nos Jogos Olímpicos em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. Desde então, o país participa de todas as edições da competição. Com exceção dos jogos de 1928, em Amsterdã, na Holanda, quando o país enfrentava uma crise econômica que impediu o envio de uma delegação.

Em 2021, estamos novamente presentes em peso na competição, já que 301 atletas vão competir em 35 modalidades e disputar medalhas nos jogos. A marca anterior era dos Jogos de Pequim, em 2008. Então, 277 atletas brasileiros participaram e conquistaram 17 medalhas.

Esportes estreantes em Tóquio 

Karatê, surfe, escalada esportiva e skate estreiam como esportes olímpicos em Tóquio. No entanto, haverá modalidades e provas novas, como o basquete 3×3, revezamentos mistos na natação (4×100 metros livre), atletismo (4×400 metros) e triatlo (800m livre para homens e 1500m livre para mulheres). Além dessas, outras mudanças são o ciclismo BMX freestyle, o ciclismo madison de pista, os eventos de equipes na esgrima, as competições de equipes mistas no tiro esportivo, no tiro com arco e no judô; e duplas mistas no tênis de mesa, por exemplo. 

As olimpíadas têm o propósito de cultivar a paz e a união através do esporte, transcendendo barreiras de nacionalidade ou origem étnica. Assim, assistir aos jogos também é uma forma de apoiar o esporte e lutar por esses objetivos. Além disso, a prática de esportes é importante e também traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. E você, já reservou um cantinho no sofá para acompanhar os jogos?