OMS atualiza diretrizes sobre atividades físicas - KinesioSport

OMS atualiza diretrizes sobre atividades físicas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou recentemente a nova versão de suas diretrizes sobre atividades físicas. O documento foi publicado no final de novembro no “British Journal Of Sports Medicine”. Até então, as últimas diretrizes divulgadas pelo órgão máximo da saúde mundial, era que os adultos praticassem pelo menos 150 minutos de atividade física por semana.

Agora, a média semanal é de 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias. “Essas diretrizes especificam um intervalo de 150-300 minutos de intensidade moderada e 75-150 de atividade física de alta intensidade. As diretrizes de 2010 se concentravam em alcançar pelo menos 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade alta por semana”, informa a OMS.

Inúmeros benefícios

De acordo com a Organização, a prática de atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde. Exercícios regulares reduzem riscos de mortalidade por doença cardiovascular, hipertensão e diabetes tipo 2. Além disso, são importantes para a saúde mental, cognitiva e auxiliam a regular o sono.

“Estimativas globais mais recentes mostram que um em cada quatro adultos e 81% dos adolescentes não atendem às recomendações para exercícios aeróbicos, conforme descrito nas recomendações globais de 2010. Há uma necessidade de aumentar a prioridade e direcionar investimentos para promover a atividade física”, diz a nova diretriz.

O estudo contou com a participação de mais de 44 mil pessoas de quatro países e 40 cientistas de todo o mundo. Além disso, a pesquisa revelou que a alta taxa de sedentarismo está ligada a um risco significativo de mortes, particularmente entre as pessoas fisicamente inativas. Atualmente, as pessoas passam 10 horas ou mais por dia sentadas ou deitadas.

Conforme as diretrizes de atividade física da OMS, não há evidências para classificar o comportamento sedentário, mas as pessoas devem tentar limitar o tempo sedentário diário e substitui-lo por atividades físicas. O documento reforça ainda que toda atividade física importa, e é boa para a saúde a longo prazo.

“Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos”, disse o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom em um comunicado. “Cada movimento conta, especialmente agora que gerenciamos as restrições da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias – com segurança e criatividade”, completou.

Veja as principais recomendações da OMS

– Os adultos devem fazer de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou de 75 a 150 minutos de exercício de intensidade forte;

– Os adultos também devem realizar atividades de fortalecimento muscular em intensidade moderada ou alta em dois ou mais dias da semana;

– Os idosos devem realizar atividades físicas que enfatizem o equilíbrio funcional e o treinamento de força em intensidade moderada ou alta em três ou mais dias da semana;

– As gestantes e puérperas devem praticar atividades físicas regulares durante a gravidez e após o parto. Alongamento suave também pode ser benéfico.

– Crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada a alta.

E você, o que achou das novas diretrizes de atividade física da OMS?