Os 5 principais tipos de exercícios físicos para ter uma saúde de ferro - KinesioSport

Os 5 principais tipos de exercícios físicos para ter uma saúde de ferro

É fato que a prática regular de diferentes tipos de exercícios físicos é extremamente benéfica para a saúde do nosso corpo. Os esportes contribuem com o controle de peso, a redução de dores nas costas, a melhora da circulação sanguínea, a prevenção de inúmeras doenças, a eliminação de inchaços, entre diversas outras vantagens.

Mas não é só isso! Existe uma diversidade de exercícios físicos para escolher, sendo que cada um deles apresenta benefícios distintos e são recomendados para gostos e objetivos diferentes.

Quer começar a prática de esportes para ter uma saúde muito melhor e mais qualidade de vida? Continue acompanhando o texto para conferir as 5 melhores opções!

1. Corrida

A corrida é um exercício físico clássico, é fácil de ser realizado e não apresenta grandes exigências para a sua prática. É considerada uma atividade aeróbica e, portanto, contribui bastante com o funcionamento do sistema cardiovascular e a prevenção de doenças relacionadas a ele.

Esse tipo de atividade é bastante indicado para quem deseja maior auxílio na perda de peso, uma vez que os aeróbicos contribuem com o gasto calórico. Para sua prática, recomendamos começar aos poucos com uma caminhada, além de fazer uso de um tênis adequado para corridas.

2. Natação

Para quem deseja uma atividade de baixo impacto, a natação é uma excelente alternativa, pois a água absorve os movimentos de maneira que as articulações não são tão afetadas quanto em outros exercícios.

O interessante do nado é que ele promove a movimentação e a utilização de todo o corpo durante a atividade, o que faz dele um esporte completo para o organismo. Assim como a corrida, a natação também é aeróbica, então, contribui amplamente com a saúde mental e física.

3. Musculação

A musculação é aquele tipo de atividade muito procurada, principalmente para cultivar um corpo definido. Porém, como qualquer outro exercício físico, ela também apresenta vantagens para a saúde.

Os exercícios de força são excelentes para aumentar a massa magra, fortalecer os músculos, melhorar a postura, ter maior resistência no dia a dia, além de contribuir para a prevenção de osteoporose. Para ajudar na recuperação pós-treino e potencializar seu desempenho, uma dica é investir em acessórios, como as bandagens elásticas adesivas.

4. Pilates

Para quem sofre com dores nas costas e no pescoço, má postura, entre outros incômodos, o pilates é uma boa opção. Ele trabalha diretamente nas causas desses problemas, a fim de reduzir seus efeitos e gerar maior bem-estar.

Essa atividade também é de baixo impacto e treina o corpo todo de diversas maneiras, indo de flexibilidade e equilíbrio à musculação. Um dos primeiros benefícios adquiridos é a melhora da postura, que é amplamente trabalhada nos diversos estilos de pilates.

5. CrossFit

O CrossFit é um exercício funcional de alta intensidade que se tornou tendência nos últimos anos. Seu treino é totalmente diferenciado e utiliza equipamentos e cargas de acordo com o limite de cada praticante. O resultado disso é o aumento da resistência, a melhora da respiração, uma postura mais adequada, o ganho de massa muscular e muito mais!

Antes de começar a praticar qualquer um dos tipos de exercícios físicos, não deixe de consultar um médico para receber recomendações e conferir se a sua saúde está em dia. Além disso, sempre procure por profissionais qualificados para lhe instruir nas atividades e garantir que você tenha a saúde de ferro que tanto deseja!

Gostou de conhecer as principais atividades físicas para uma melhor qualidade de vida? Leia também sobre a dor no pescoço, um mal de todo atleta!