Os benefícios da crioterapia na reabilitação pós-treino - KinesioSport

Os benefícios da crioterapia na reabilitação pós-treino

Quem nunca saiu de um treino mais pesado com aquela dorzinha diferente? Ou então recebeu a orientação de fazer aplicações de gelo após uma lesão? Essa técnica tem nome e se chama crioterapia. Mas você sabe qual a utilidade dela e como pode ser usada em tratamentos de reabilitação?

O que é a crioterapia?

A crioterapia é um tipo de tratamento para inflamações e dores no corpo que utiliza as aplicações de compressas frias como principal ferramenta de melhora. Por meio dessas aplicações no local lesionado, é possível diminuir, por exemplo, a dor, o inchaço e os edemas na região.

Lançamento que auxilia tratamentos com crioterapia

E pensando em proporcionar ainda mais conforto e praticidade, a KinesioSport traz ao mercado um novo lançamento: uma bolsa de gelo flexível e impermeável

A bolsa, que tem 23 cm de diâmetro e capacidade para até 1 litro, proporciona mais praticidade para o tratamento de dores locais, inchaços e edemas. Além disso, o formato arredondado e o tecido flexível oferecem conforto e se adaptam a várias regiões do corpo.

Método utilizado desde a década de 70

A técnica da crioterapia é utilizada desde a década de 1970. Recentemente, vem ganhando versões cada vez mais modernas e aprimoradas, com o objetivo de garantir a rápida recuperação física de atletas de todos os níveis. “O uso mais comum é de compressas de gelo ou gel, que podem ser aplicadas de forma mais localizada, em sessões de 15 a 20 minutos. Já em atletas, a imediata imersão em água muito gelada, por até 20 minutos, favorece a reabilitação”, explica o fisiologista do esporte do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, Diego Leite de Barros.

Benefícios da crioterapia

Assim que sofremos uma lesão, a região atingida incha, dói e fica vermelha. Esses sintomas fazem parte do processo inflamatório, nada além de uma resposta do organismo para conter o efeito nocivo do trauma. Com a aplicação de compressa de gelo logo após o trauma, é possível controlar os níveis consequentes da inflamação. A técnica age, principalmente, em relação à dor e ao inchaço, segundo o fisioterapeuta da Universidade Federal de São Paulo, Maurício Garcia, em entrevista ao Portal Terra.

“O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório”, explica. Após a aplicação ocorre um aumento na temperatura, o que provoca uma vasodilatação (aumento do diâmetro dos vasos) e a liberação dos substratos inflamatórios presentes na corrente sanguínea.

Gostou de saber sobre os benefícios da crioterapia e quer começar a utilizar esse tratamento? Então, que tal adquirir a sua bolsa da KinesioSport para ter ainda mais praticidade na reabilitação pós treino?