Os benefícios do treino de força para mulheres - KinesioSport

Os benefícios do treino de força para mulheres

Muito se fala em treinos aeróbicos, seja para perder as gordurinhas ou melhorar o condicionamento físico, conquistando mais disposição no dia a dia. O que pouco se fala é no treino de força para mulheres. Algumas até hesitam em fazer, pois acham que vão ficar extremamente musculosas, o que muitas vezes não está no seu planejamento. Mas se engana quem acha que treino de força é somente para ostentar músculos.

Os treinos com pesos podem auxiliar na transformação do corpo e aumentar a massa muscular magra. Segundo a personal trainer e especialista em musculação e condicionamento físico, Rany Siqueira, levantar pesos tem benefícios que vão muito além dos estéticos, e é uma prática para pessoas de todas as idades e de diferentes níveis de aptidão física.

Benefícios

Você sabia que os benefícios do treino de força vão desde o maior fortalecimento dos ossos até a melhora na força funcional? Ou seja, as atividades comuns do dia a dia, como carregar sacolas do supermercado ou subir e descer escadas, ficam mais fáceis e ágeis de realizar. Além disso, a melhora no tônus ​​muscular também proporciona mais equilíbrio.

“O treinamento de força ou exercícios com pesos vem sendo utilizado para ajudar a aumentar a densidade óssea e retardar o processo de perda óssea ao longo do tempo. Para as mulheres mais jovens, o treinamento de força pode ajudar a construir ossos fortes que são, portanto, mais resistentes à perda de massa óssea na vida adulta. E para as mulheres mais velhas, este tipo de treinamento pode ajudar a retardar o processo de perda óssea”, explica Rany.

Redução no risco de lesões

Além disso, um dos motivos mais indicados pelos profissionais de educação física para a prática de musculação é a redução no risco de lesões. “Como a capacidade funcional é mantida ou melhorada através deste tipo de treinamento, o risco de lesão diminui significativamente. Ajuda a corrigir os desequilíbrios musculares quando feito corretamente, reduzindo assim o risco de lesões musculoesqueléticas. Há também algumas evidências de que o aumento da força devido ao treinamento de resistência pode ajudar a diminuir o risco de lesões lombares”, acrescenta a personal trainer.

E aí, vai repensar e incluir os exercícios com peso no seu treino? Percebeu como essa prática é necessária para termos mais qualidade de vida? O treino de força para mulheres pode ser feito por meio de diversos exercícios, desde a temida prancha (aqueles segundos que não passam nunca) até o tradicional levantamento de peso. São inúmeras as opções e você pode solicitar ao seu educador físico as atividades com que tenha mais afinidade. Bons treinos!