Os perigos de ter um trabalho sedentário - KinesioSport

Os perigos de ter um trabalho sedentário

Muita gente passa boa parte do dia fazendo um trabalho sedentário, não é mesmo? E com a pandemia, em que muitos trabalhadores tiveram que exercer suas atividades em casa, esse número só aumentou. De acordo com estudos, pessoas que trabalham em escritórios ou home office ficam entre 10 e 11 horas por dia sentadas. Acontece que ficar todo esse tempo sem se movimentar não é nada bom para a saúde.  

Sedentarismo é prejudicial

O sedentarismo prejudica o equilíbrio metabólico do corpo, gerando mais resistência à insulina, que é quando o organismo não consegue aproveitar a glicose em circulação. Além disso, também há aumento do colesterol ruim (LDL) e redução do colesterol bom (HDL), elevação dos triglicérides e alterações na pressão arterial. Esses fatores podem desencadear maior risco de obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, por exemplo. 

Além disso, pesquisas mostram uma relação entre ocupações sedentárias e a maior ocorrência de infarto, AVC e morte prematura. Outro fator preocupante é que pessoas que ficam sentadas mais de nove horas e meia por dia tendem a vivenciar mais episódios depressivos. 

Não podemos esquecer também das famosas dores na coluna lombar e no pescoço, por exemplo, que o sedentarismo pode causar. Confira a seguir algumas dicas para você se mexer mesmo durante o trabalho: 

Ative lembretes para se mexer 

Uma dica é colocar lembretes na tela do seu computador ou até mesmo ativar o despertador no celular, por exemplo, a cada hora. Reserve um tempinho para se levantar da cadeira e dar uma volta para tomar uma água ou um cafezinho. De acordo com o fisioterapeuta Ricardo Massola, em artigo publicado na Revista Saúde, ficar mais de duas horas e meia do expediente em pé ou caminhando auxilia a resguardar a saúde cardiovascular e a minimizar desconfortos nas costas e no pescoço.  

Faça exercícios no trabalho 

Você sabia que pode se exercitar mesmo desempenhando um trabalho sedentário? Isso mesmo! Precisa descer ou subir até o próximo andar? Vá pelas escadas! Tem que escutar um áudio longo que o chefe enviou? Então, aproveite para dar uma alongada enquanto isso.  

Outra dica é utilizar o seu intervalo para fazer alguma atividade, como a academia, por exemplo. Muitas vezes, além de ter um trabalho sedentário, ainda ficamos mais um período sentado, durante o intervalo. Que tal virar a chave e se mexer no horário de almoço? Se você calcular o tempo certinho e se organizar, é possível treinar e ainda voltar para a empresa para almoçar. 

Gostou das dicas? Então, que tal começar a colocá-las em prática e dar adeus de vez ao sedentarismo, pelo bem da sua saúde?