
Outubro Rosa: a sua saúde em primeiro lugar
Chegamos a mais um Outubro Rosa, mês dedicado ao movimento internacional para conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Porém, devido à pandemia de coronavírus, muitas mulheres acabaram acumulando funções e deixando a saúde de lado. Mas essa situação, em que as mulheres são vistas como guerreiras e que dão conta de tudo, apesar de ser romantizada é, na verdade, muito complicada. No entanto, nesse período, muitas mulheres acabaram descobrindo o câncer tardiamente, por conta de não ter tempo de ir ao médico, ou pela falta de acesso à saúde.
O câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Pelo menos 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo. Isso representa cerca de 24,5% de todos os tipos da doença diagnosticadas nas mulheres. Já para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Sintomas
Não só durante a campanha do Outubro Rosa, mas durante o ano todo, é importante ficar atenta aos principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama. São eles: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Prevenção
A Sociedade Brasileira de Mastologia lembra da importância do diagnóstico precoce, com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico, por exemplo. Intitulada “Quanto antes melhor”, a campanha da entidade em 2021 alerta para a necessidade de adoção de um estilo de vida que compreenda favoreça o combate à doença. A prática de atividades físicas e a alimentação saudável, por exemplo, minimizam não só os riscos do câncer de mama, como de muitas outras doenças. Confira a seguir algumas dicas para ter uma rotina saudável, e que podem ajudar na prevenção do câncer de mama:
– Se alimente quando sentir fome, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os industrializados;
– Evite gorduras e carboidratos simples, como o açúcar adicionado a alimentos, os doces, os sucos de caixinha ou saquinho, os refrigerantes, o pão branco e o macarrão, por exemplo. Prefira sempre as opções integrais;
– Procure ingerir proteínas de boa qualidade, como por exemplo carnes magras, peixes e frango;
– Insira na alimentação também frutas, legumes e verduras. Por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais, e ricas em fibras, ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino, por exemplo;
– Faça exercícios físicos. O ideal são 150 minutos de exercícios moderados, ou 75 minutos de exercícios vigorosos, ou ainda o mesmo tempo de uma combinação de ambos, por semana.
E você, mulher, tem realizado seus exames anualmente e colocado a sua saúde em primeiro lugar?