Outubro Rosa: a sua saúde em primeiro lugar  - KinesioSport

Outubro Rosa: a sua saúde em primeiro lugar 

Chegamos a mais um Outubro Rosa, mês dedicado ao movimento internacional para conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Porém, devido à pandemia de coronavírus, muitas mulheres acabaram acumulando funções e deixando a saúde de lado. Mas essa situação, em que as mulheres são vistas como guerreiras e que dão conta de tudo, apesar de ser romantizada é, na verdade, muito complicada. No entanto, nesse período, muitas mulheres acabaram descobrindo o câncer tardiamente, por conta de não ter tempo de ir ao médico, ou pela falta de acesso à saúde. 

O câncer de mama 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Pelo menos 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo. Isso representa cerca de 24,5% de todos os tipos da doença diagnosticadas nas mulheres. Já para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. 

Sintomas  

Não só durante a campanha do Outubro Rosa, mas durante o ano todo, é importante ficar atenta aos principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama. São eles: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). 

Prevenção 

Sociedade Brasileira de Mastologia lembra da importância do diagnóstico precoce, com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico, por exemplo. Intitulada “Quanto antes melhor”, a campanha da entidade em 2021 alerta para a necessidade de adoção de um estilo de vida que compreenda favoreça o combate à doença. A prática de atividades físicas e a alimentação saudável, por exemplo, minimizam não só os riscos do câncer de mama, como de muitas outras doenças. Confira a seguir algumas dicas para ter uma rotina saudável, e que podem ajudar na prevenção do câncer de mama:  

– Se alimente quando sentir fome, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os industrializados; 

– Evite gorduras e carboidratos simples, como o açúcar adicionado a alimentos, os doces, os sucos de caixinha ou saquinho, os refrigerantes, o pão branco e o macarrão, por exemplo. Prefira sempre as opções integrais; 

– Procure ingerir proteínas de boa qualidade, como por exemplo carnes magras, peixes e frango;

– Insira na alimentação também frutas, legumes e verduras. Por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais, e ricas em fibras, ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino, por exemplo;    

– Faça exercícios físicos. O ideal são 150 minutos de exercícios moderados, ou 75 minutos de exercícios vigorosos, ou ainda o mesmo tempo de uma combinação de ambos, por semana.   

E você, mulher, tem realizado seus exames anualmente e colocado a sua saúde em primeiro lugar?