Por que sentimos dor muscular nos braços? Descubra agora! - KinesioSport

Por que sentimos dor muscular nos braços? Descubra agora!

É muito comum sentir algum tipo dor muscular nos braços, pernas, abdômen, lombar e outras regiões do corpo que contêm grande quantidade de músculos. Além disso, esses incômodos, na maioria das vezes, estão associados à prática de exercícios físicos.

Primeiramente, é importante ressaltar que, quem está começando a colocar o corpo em movimento, sobretudo depois de um longo tempo parado, é mais propenso a sentir algumas tensões musculares durante as atividades físicas, e isso é totalmente normal. Entretanto, quando essas dores são intensas e persistentes, elas podem indicar algum problema.

Por esse motivo, é importante entender o que pode ser um fator para o desenvolvimento de músculos doloridos na região dos braços. Tem interesse em saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de ler este post!

O pode causar dor muscular nos braços?

É interessante começar explicando que uma dor muscular não envolve somente um músculo, podendo abranger todas as conexões da área, como as fáscias, tendões e ligamentos. Ela pode ser um sintoma de doenças, com a gripe, dengue, fibromialgia, entre outras, mas também é um indicativo de excesso de práticas físicas.

Quem pratica algum tipo de esporte ou gosta de se exercitar em academia facilmente percebe que, ao exceder o limite atual do músculo, instantaneamente surge a dor, que pode durar até semanas.

No entanto, é possível que a sensação também apareça depois de algumas horas, indicando que a postura, tempo ou esforço praticado foram inadequados. Além do mais, exercícios físicos prolongados provocam a fermentação de ácido lático nos músculos e, como mecanismo de defesa, o corpo desenvolve uma fadiga, a fim de induzir uma pausa nessa movimentação.

Como evitar esse tipo de dor?

A melhor forma de manter a saúde muscular é prevenindo que os órgãos se desgastem. Para isso, existe um conjunto de métodos eficazes e práticos para evitar sentir dores nos músculos do braço enquanto realiza exercícios físicos durante muito tempo. Confira, alguns deles, a seguir!

Fique atento aos sinais do corpo

Como você viu, a dor é um sinal que o organismo usa para indicar que algum tipo de movimento está causando dano na estrutura muscular, antes que venha a se tornar permanente.

São diversas as formas pelas quais o corpo consegue avisar que algo não está indo bem, como tremores, estiramentos, aquecimento da área e vários outros. Saber identificá-los auxilia a interromper a atividade a tempo.

Esteja hidratado

Beber água frequentemente é importante para diversas funcionalidades do corpo, especialmente o metabolismo. Quando há um desequilíbrio hidroelétrico, a musculatura está mais propensa a sofrer contrações involuntárias, as famosas cãibras, outro indício de que o músculo talvez esteja recebendo esforço demais.

O recomendado é ingerir, diariamente, 35 ml de água a cada 1 quilo de massa corpórea, com atividade física mediana. Desse modo, fazendo essa multiplicação, é possível identificar a quantidade de litros essencial para manter o bom funcionamento do organismo.

Use bandagens elásticas adesivas

As bandagens adesivas também são bem úteis para evitar lesões ou dores nos músculos. Elas são aplicadas na região afetada e, devido à tensão contra a pele, conseguem evitar o desgaste dos órgãos, sem limitar o movimento.

Esse tipo de acessório é muito indicado para atletas e pessoas que sentem desconfortos durante a prática de alguma atividade. Por esse motivo, é sempre uma boa ideia investir em uma bandagem elástica, principalmente se o seu objetivo é evitar dores musculares nos braços.

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