Quando voltar aos treinos após cirurgia plástica? - KinesioSport

Quando voltar aos treinos após cirurgia plástica?

Voltar aos treinos é desafiador para quem se submeteu a uma cirurgia plástica, e requer paciência. Isso porque os médicos geralmente recomendam o retorno à prática de atividade física somente três meses depois do procedimento. Mas para quem fez implante de silicone nas mamas esse prazo pode ser menor, você sabia? 

O estudo 

Essa conclusão é de um estudo brasileiro realizado com 225 mulheres que teve repercussão internacional. De acordo com os pesquisadores Filipe Basile e Taís Oliveira, que conduziram a pesquisa, dependendo do caso, o tempo para retornar nem precisa exceder uma semana.

Participaram do ensaio clínico pacientes que realizaram cirurgia para aumento dos seios com prótese. As mulheres se dividiram em dois grupos, sendo que uma parte delas realizou exercícios de um programa supervisionado já uma semana após a cirurgia. Esse grupo praticou atividades aeróbicas e outros treinos três vezes por semana, durante três meses. Já o outro grupo foi aconselhado a evitar exercícios após o procedimento estético pelo mesmo período.  

Doze meses depois, os cientistas compararam as taxas de complicações e a qualidade da cicatriz entre os dois grupos. “A taxa geral de complicações entre as que praticaram exercícios físicos foi de 6,9% e, entre as outras participantes, foi de 7,5%. Foram complicações menores e nenhuma paciente precisou de cirurgia de revisão durante um ano de acompanhamento. A qualidade da cicatriz foi semelhante entre os grupos”, explicou o cirurgião Basile em entrevista à Revista Veja. 

Cuidados pós-operatórios

Assim como em qualquer outra cirurgia plástica, o implante nas mamas precisa de cuidados após a realização. Veja abaixo algumas ferramentas que podem ajudar no processo pós-operatório e no cuidado com a cicatriz, por exemplo.

Sutiã cirúrgico 

Para quem se submeteu a cirurgia nas mamas, o sutiã cirúrgico é indispensável durante o primeiro mês de pós-operatório para a prática de qualquer atividade. Dependendo da paciente, deve ser utilizado por mais tempo.

Bandagem elástica

As aplicações de bandagens elásticas no pós-operatório têm sido cada vez mais utilizadas. E os benefícios desse tipo de tratamento vão muito além do conforto e da sustentação, prevenindo a formação de fibroses, o acúmulo de líquido e também auxiliando no cuidado com a cicatriz, por exemplo. A linha KinesioSport Soft é a mais indicada para esse tipo de aplicação.

Musculação 

Fez cirurgia e está com saudade de levantar peso? De acordo com a pesquisa, exercícios de força não são prejudiciais no retorno. No entanto, não exagere no treino e tenha acompanhamento profissional!  

Carga 

Além disso, nada de voltar a praticar musculação com aquela carga que você usava antes! Muita calma nessa hora! É preciso retomar com cautela, ou seja, voltar gradualmente para não prejudicar a recuperação no pós-operatório. 

Lembre que cada caso é um caso. Por isso, antes de sair praticando atividade física, consulte o seu médico. Além disso, é essencial o acompanhamento com um personal trainer, pois ele vai montar um treino de acordo com os seus objetivos e o que é possível praticar para não prejudicar o resultado da cirurgia!