Saiba como aliviar as dores nas pernas durante a gravidez - KinesioSport

Saiba como aliviar as dores nas pernas durante a gravidez

A gestação é, sem dúvidas, um momento especial e repleto de descobertas. Porém, conforme avança, é comum que surjam alguns incômodos inesperados. Entre os efeitos, as dores nas pernas formam uma das principais queixas de quem logo se tornará mãe.

O sintoma é causado por vários fatores, como o ganho de peso e a retenção de líquidos, que fazem com que as regiões fiquem inchadas. Além disso, o crescimento do bebê pressiona as veias pélvicas, que ramificam para as pernas. Isso prejudica a circulação e aumenta as reclamações.

A boa notícia é que as dores nas pernas durante a gravidez têm solução! Veja como lidar com o quadro e diminua o incômodo!

Tenha cuidado com a alimentação

Uma das primeiras medidas para diminuir o impacto desse problema é reduzir o consumo dos produtos ricos em sódio. Uma alimentação balanceada ajuda a cuidar do desenvolvimento do bebê, previne outros quadros e ainda evita o acúmulo de líquidos nos membros periféricos.

Substitua o sal por temperos saudáveis e fique sempre de olho nos rótulos dos alimentos industrializados. Aproveite e não se esqueça da hidratação, já que isso também ajuda a evitar e combater a retenção de líquidos.

Faça massagens para estimular a circulação

Outra medida recomendada para aliviar as dores nas pernas durante a gravidez é realizar massagens especiais. A drenagem linfática é a mais usada e serve para estimular as estruturas responsáveis pela circulação.

Como ela é focada na região das pernas, ajuda a eliminar o líquido acumulado e a diminuir o inchaço. Como resultado, é possível sentir um “peso” menor nessa área e ter as reclamações reduzidas. Lembre-se, entretanto, de consultar o seu médico antes.

Use as compressas adequadas

As compressas são grandes aliadas para diminuir as dores nas pernas causadas pelo avanço da gestação. A versão fria, como a que é feita à base de chá, relaxa os músculos e combate o inchaço. Basta molhar algumas toalhas e envolver a região com o líquido frio por 20 minutos.

Já a compressa quente ajuda a eliminar dores musculares específicas, como na região da lombar, que irradia para as pernas. Nesse caso, a circulação é favorecida, mas é preciso ter indicação do médico.

Adote produtos específicos para o problema

Por falar no especialista, ele também pode indicar produtos específicos para lidar com a condição. Há diferentes tipos de gel de massagem, os quais aliviam a sensação de peso e trazem maior conforto.

Algumas grávidas também utilizam meias de compressão — especialmente no final da gravidez. Elas ajudam a evitar o inchaço e aliviam, ao longo do dia, a sensação de cansaço e incômodo.

Aposte nas bandagens elásticas adesivas

Todas essas são alternativas muito funcionais para dores nas pernas durante a gravidez. Porém, nenhuma delas é eficiente para também prevenir lesões musculares, por exemplo. Com o peso extra, alguns músculos podem sofrer com inflamações e até estiramentos.

A melhor maneira de evitar o problema é por meio do uso de bandagens elásticas adesivas. Elas são aplicadas em áreas como joelhos, panturrilhas e tornozelos. Além de isolarem grupos musculares, estimulam a circulação, aliviam as dores e dão sustentação. Ao final do dia, é mais fácil ter a sensação de bem-estar.

Caso o quadro seja muito intenso, é recomendado que a aplicação das bandagens seja feita por um profissional. Em situações normais, entretanto, é possível usá-las de forma autônoma, o que traz praticidade e alívio sobre esse incômodo.

As dores nas pernas durante a gravidez não são um problema sem solução. Ao usar essas dicas, é possível conquistar alívio e máxima qualidade de vida nesse período.

Para ficar sempre por dentro das novidades, acompanhe a Kinesiosports no Facebook, Instagram e YouTube.