Saiba como fazer uma prevenção de lesões eficaz! - KinesioSport

Saiba como fazer uma prevenção de lesões eficaz!

Praticar esportes costuma ser uma atividade prazerosa e muito benéfica para a saúde física e mental. Contudo, é preciso estar sempre atento a alguns cuidados para fazer a prevenção de lesões e evitar problemas maiores.

Elas ocorrem quando os esportes são praticados incorretamente, sem preparo adequado ou ao excederem o limite do corpo. Como resultado, a pessoa sente dores, inchaço e limitação dos movimentos. O tratamento para isso pode ser mais simples (envolvendo compressas, repouso e medicamentos) ou complexo (necessitando de cirurgias ou fisioterapia).

Por isso, é indispensável tomar muito cuidado, afinal, uns dos principais objetivos dos exercícios físicos é aumentar a saúde e garantir uma vida com muito mais qualidade, certo? Então, continue acompanhando a leitura e aprenda como evitar as temidas lesões!

Faça check-up médico

O primeiro passo antes de começar a praticar qualquer esporte é passar por uma avaliação médica completa. O check-up serve para garantir que seu corpo está apto para a prática e que ela não fará mal para a sua saúde.

Normalmente, a pressão é medida e são realizados exames de sangue, fezes, urina, eletrocardiograma, entre outros. Isso tudo é indispensável, principalmente, para aqueles que já sofrem de dores e problemas diagnosticados ou não.

Sendo assim, converse com o seu médico sobre a possibilidade de praticar esportes e não deixe de descrever incômodos que já tenha. Uma boa opção é o acompanhamento de um fisioterapeuta, uma vez que ele pode diagnosticar os problemas existentes, auxiliando em práticas corretas, tratamentos e, consequentemente, no seu bem-estar!

Procure orientação profissional

Para incluir a prática de esportes no dia a dia, não basta apenas fazer um check-up médico. É preciso que as atividades sejam orientadas e acompanhadas por um especialista. Geralmente, um fisioterapeuta ou um profissional de educação física são os mais indicados para a situação.

Contudo, muitas vezes a prática escolhida é pedalar ou caminhar — duas atividades que as pessoas costumam iniciar sem orientações. Como não é comum haver aulas especiais sobre elas, o ideal é pedir orientação de um profissional antes de iniciá-las.

Além disso, sempre que sentir dores estranhas — ou seja, que não sejam normais da musculatura —, incômodos, inchaços, entre outros sintomas, fale com um fisioterapeuta, médico de confiança ou com seu professor.

Utilize equipamentos adequados para prevenção de lesões

Alguns esportes exigem o uso de equipamentos, roupas e acessórios específicos. Por exemplo, a caminhada e a corrida necessitam de um tênis adequado para absorver o impacto e evitar lesões na coluna e joelhos. Assim como o ciclismo, que pede o uso de capacetes, as lutas, que exigem protetores bucais, e por aí vai.

No mercado, é possível encontrar também bandagens elásticas que ajudam a prevenir lesões e aumentar o desempenho durante os exercícios. Sendo assim, os equipamentos variam de acordo com a atividade e seu uso também deve ser orientado por um profissional.

Preste atenção aos sinais do corpo

Prestar sempre atenção aos sinais que o seu corpo dá é essencial não somente na prática de atividades físicas, como também para incômodos que você sinta no dia a dia. Ter esse cuidado e investigar essas questões o quanto antes é importante para não deixar o problema se desenvolver e desencadear sintomas piores.

Quanto à prática de esportes, não ignore nenhum incômodo e preste bastante atenção aos sinais. Em alguns casos, apenas uma respiração incorreta traz incômodos, já em outros, pode ser um movimento errado. Mas lembre-se: é normal sentir dores musculares após as atividades, principalmente, depois de um longo período sedentário.

Faça aquecimentos

Fazer aquecimentos antes de começar qualquer esporte é um cuidado essencial no preparo do corpo para os movimentos e atividades físicas que vêm a seguir. Esse simples cuidado é capaz de evitar as lesões, uma vez que quando o corpo está despreparado fica mais suscetível a torções e dores musculares. Então, nada de ir direto aos exercícios!

O aquecimento deve ser composto de atividades leves, mas que trabalhem bem o corpo, como uma caminhada. Ele também deve durar de 7 a 10 minutos para que seja capaz de aumentar a frequência cardíaca, lubrificar as articulações, favorecer a irrigação sanguínea do corpo todo, melhorar a flexibilidade, preparar os músculos, entre outras vantagens.

Tenha um tempo de descanso

O corpo, bem como os músculos, necessita de um descanso para se recuperar das atividades físicas praticadas O ideal é dar um tempo de pelo menos um dia para que esse processo ocorra.

Durante esse tempo, é possível tanto ficar sem a prática de esportes quanto trabalhar outra área do corpo. A segunda opção é intercalar diferentes tipos de atividades — uma boa alternativa para você que não deseja interromper os exercícios por um tempo prolongado.

Por exemplo, em um dia são treinados os membros superiores e, no seguinte, os inferiores. Assim, enquanto você trabalha uma parte do corpo, a outra descansa e se recupera. No entanto, o recomendado é ter ao menos um ou dois dias de repouso completo durante a semana.

Essa pausa permite que os músculos se regenerem e fiquem mais fortes. Se o descanso não é respeitado, eles não conseguem se recuperar e o treino não rende, podendo até mesmo desencadear uma distensão muscular. Por isso, muito cuidado e repouso, incluindo boas noites de sono.

Alimente-se corretamente

Você sabia que a sua alimentação tem influência direta no desempenho de atividades físicas? Isso acontece porque o corpo utiliza nutrientes da nossa alimentação (proteínas, carboidratos, vitaminas e afins) na preparação para um esporte ou na recuperação dele.

Sendo assim, ter uma alimentação equilibrada e se hidratar de maneira adequada são cuidados indispensáveis para que seu organismo seja capaz de executar corretamente suas funções.

A prevenção de lesões só depende de alguns cuidados básicos e um pouco de atenção no dia a dia. Dessa forma, é possível evitar complicações, como dores e inchaço, além de preservar sua saúde e adquirir os benefícios que as atividades físicas são capazes de proporcionar para você.

E aí, gostou de entender um pouco mais sobre a prevenção de lesões? Aproveite para conhecer nosso site agora mesmo e conferir os produtos da KinesioSport®!