Saiba mais sobre a medicina esportiva - KinesioSport

Saiba mais sobre a medicina esportiva

A medicina esportiva vem crescendo no país e possui papel fundamental na vida das pessoas. Mas você sabia que, assim como outras especialidades, como a ortopedia, cardiologia, e por aí vai, não são apenas atletas que se beneficiam desta área?

Mas antes, algumas curiosidades. De acordo com o médico do esporte, Walter Kantovitz, em 1962 foi criada a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) filiada à Associação Médica Brasileira (AMB). No entanto, só em 2005 foi criada a residência em Medicina Esportiva. Dado de 2016, pelo médico Kantovitz, relevou que na época haviam cerca de 800 médicos especialistas no esporte no Brasil.

medicina esportiva

Mas o que é medicina esportiva?

Segundo o médico do esporte Márcio Tannure, referência na área, esta especialidade é diretamente ligada à qualidade de vida. Ela busca prevenir, tratar, reabilitar e melhorar o desempenho físico de pessoas de todas as idades, atletas ou não.

Ou seja, este profissional vai além de treinar jogadores de futebol ou triatletas. Ele também auxilia no tratamento de pessoas com obesidade, osteoporose, hipertensão arterial, diabetes, entre outras doenças que afetam milhões de brasileiros.

Quais são as especialidades dessa área da medicina?

Segundo Tannure, que é chefe do Departamento Médico do Flamengo e consultor do UFC, existem ainda as sub-especialidades. São elas: Traumato-Ortopedia Desportiva, Cardiologia do Esporte, Medicina do Exercício e Controle Antidoping.

A Traumato-Ortopedia Desportiva trata das lesões ósseas, articulares e musculares associadas à atividade física. Já a Cardiologia do Esporte, está relacionada com a avaliação cardiovascular nos praticantes de atividade física, seja a nível competitivo ou não. A Medicina do Exercício estuda a utilização clínica do exercício em pessoas com diversas doenças ou em grupos como idosos, mulheres e crianças. Há, ainda, os especialistas em controle antidoping.

Quem costuma se beneficiar da medicina esportiva?

Como já citamos acima, o médico do esporte vai além do cuidado com a saúde dos atletas. Inclusive se sejam eles amadores ou profissionais. Conforme a SBMEE, diversos estudos demonstram de forma clara a influência benéfica da atividade física regular para a saúde. Na mesma linha, o médico auxilia com a prática tentando reduzir a incidência de muitas doenças e melhorando a qualidade e a quantidade de vida. Seja em portadores de doenças cardiovasculares, pulmonares, endocrinológicas, renais, neurológicas, oncológicas, entre outros.

E aí, gostou de saber o que faz um médico do esporte? Que tal começar a cuidar da sua saúde a partir de hoje?