Tendências fitness em 2021 e dicas para cumprir objetivos - KinesioSport

Tendências fitness em 2021 e dicas para cumprir objetivos

Traçar metas de saúde para o ano novo é uma prática comum de muitas pessoas. Quem já pratica alguma atividade, ou está querendo começar, acaba se motivando com a virada de ano. No entanto, encontrar algum exercício que seja prazeroso para você pode levar tempo, principalmente se você não sabe o que mais gosta de fazer. Se o seu objetivo nesse ano também é esse, mas está sem ideias, fique atento às tendências fitness em 2021.

Ranking aponta maiores tendências para 2021

Foi divulgado recentemente o ranking anual do American College of Sports Medicine, que revela o que estará em alta quando o assunto é atividade física e bem-estar. Essa é a 15ª edição do “Fitness Trends From Around the Globe”, e os dados incluem Brasil,  Estados Unidos, Austrália, China, México e de países da Europa.

Conforme o levantamento, as principais tendências fitness no Brasil em 2021 são:

1. Exercícios para perda de peso;

2. Busca por um estilo de vida saudável;

3. Treinamentos online e acompanhados por personal trainers;

4. Programas de condicionamento físico para idosos;

5. Integração de diferentes áreas (como exercício, nutrição e medicina) para construir uma saúde melhor;

6. Atividade física como aliada da saúde, e não para objetivos estéticos;

7. Treinamento funcional; e

8. HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade).

Objetivos de treino

Depois de decidir que quer treinar, o próximo passo é lançar metas relacionadas ao tipo de treino e aos resultados esperados. No entanto, colocar em prática todo o planejamento construído também é um desafio. De acordo com professor de educação física e atleta amador, Fernando Guerreiro, para cumprir as resoluções lançadas na virada de ano é essencial manter 3 tipos de foco: visionário, emocional e insistente.

Conforme Fernando explica, o foco visionário é ter um objetivo claro. Já o foco emocional é a maneira como você se relaciona com seu objetivo, ou seja, o que ele significa para você. Por último, o foco insistente envolve a consciência de que não é “do dia para a noite” que as mudanças vão acontecer, e também a resiliência para seguir motivado a longo prazo.

Como construir objetivos para o treino

Mas segundo Fernando Guerreiro, é possível não deixar seus objetivos de lado. Para fazer diferente em 2021, veja abaixo 7 pontos para driblar os desafios na busca pelas suas metas de saúde:

– Especifique seu objetivo: visualize o seu resultado ideal com detalhes. Por exemplo, “quero conseguir correr 10 km” ou “quero perder 15 kg”.

– Estabeleça prazo: defina uma data para pôr o seu programa em ação e também para alcançar seu objetivo. “Quero emagrecer 10kg em 3 meses”, por exemplo.

– Defina metas de curto e médio prazo: “treinar 4 vezes” pode ser um bom objetivo para cumprir por semana. Tenha também metas para o mês, como “perder 2kg em 30 dias”;

– Encontre o seu propósito: metas que se conectam com coisas importantes para você ajudam na motivação, como “quero emagrecer 15 kg para ter saúde e disposição para brincar com meu filho”, por exemplo;

– Crie a sua estratégia: tenha clareza do que é necessário para atingir o seu objetivo. Por exemplo, contratar um personal, assinar um app de treinos ou se inscrever na academia;

– Planeje sua semana com antecedência: decida quando e onde vai treinar, para criar a sua rotina.

– Tenha mais pessoas buscando uma meta semelhante: estar acompanhado de quem tem objetivos parecidos com os seus aumenta o nível de motivação e comprometimento.

Mas mais importante do que saber quais são as tendências fitness para 2021 ou como traçar suas metas, é saber o resultado que você quer atingir. Defina as suas prioridades, crie a sua estratégia, e trabalhe para atingir os seus objetivos. Com certeza, seu ano será de muitas conquistas e repleto de saúde! E você, já pensou em quais são as suas metas pessoais? E no que vai fazer para ter mais saúde nesse ano novo? Conta pra gente!