Treinos em casa e lesões: veja dicas para não se machucar - KinesioSport

Treinos em casa e lesões: veja dicas para não se machucar

Opções para se manter ativo durante a pandemia não faltam, não é mesmo? É live, treino gravado, inúmeras opções em aplicativos e sem falar na variedade de esportes para praticar: da corrida estacionária ao yoga. No entanto, quem está começando agora pode se empolgar e acabar esquecendo alguns cuidados especiais durante os treinos em casa para evitar lesões. Isso porque, mesmo com o professor do outro lado da tela, é possível se machucar se não fizer o exercício da forma correta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 150 minutos de algum tipo de atividade física leve ou moderada por semana. Isso significa fazer 30 minutos de exercícios em cinco dias. Modalidades como caminhada, alongamento e abdominal são algumas que podem ser realizadas dentro de casa.

Mas há quem vai além: tem gente inclusive fazendo musculação em casa com pesos domésticos, como recipientes de materiais de limpeza e até mesmo com elásticos, as famosas bands.

Dicas para evitar lesões

– Tenha acompanhamento profissional. Mesmo que seja do outro lado da tela, ter suporte de um profissional de educação física é essencial para evitar lesões e ter o resultado desejado;

Alongue sempre antes de começar a se exercitar. Você também pode fazer um exercício cardiorrespiratório de baixa intensidade para preparar as articulações e músculos que serão usados na atividade principal;

– Tome muito cuidado com os produtos que vai adquirir para se exercitar em casa. Certifique-se que seus equipamentos não causem lesões e não compre de providência duvidosa;

– Comece com pouca carga. Ninguém fica “maromba” da noite para o dia. Além disso, usar uma carga que seu corpo não está acostumado pode causar sérios problemas.

Prevenindo e tratando lesões

As bandagens elásticas KinesioSport também podem ser ótimas aliadas neste período, pois servem tanto para prevenção de lesões como para reabilitação após a prática esportiva. Seu foco é na performance e no bem-estar, buscando contribuir para uma vida ativa com qualidade. A marca teve origem com as bandagens elásticas adesivas em rolo e permanece investindo no lançamento de produtos inovadores – como a linha KINESIOSPORT® Soft, que é indicada para tratamentos estéticos, fonoaudiológicos e pós-operatórios.

E você, tem feito seus exercícios com cuidado? Mantenha o foco e, principalmente, a paciência para realizar os seus treinos em casa e evitar lesões. Resultados vêm com esforço e dedicação mas, sobretudo, com cautela e sabendo os limites de cada um.