Dia do Surfe: KinesioSport como aliada dos surfistas  - KinesioSport

Dia do Surfe: KinesioSport como aliada dos surfistas 

O surfe exige equilíbrio, coragem e muito treino! E você sabia que as bandagens elásticas KinesioSport são excelentes aliadas na prevenção e tratamento de lesões também para o esporte dos deuses? Saiba mais sobre o uso de KinesioSport na prática do Surf a seguir! 

Dia Internacional do Surf

Muito provavelmente, ao ouvir falar desse esporte você já pensa em adrenalina, como no clássico “Caçadores de Emoções”, com praias paradisíacas e ondas gigantes, não é mesmo? Então, nada mais justo do que o Surf ter um dia só pra ele.

O Dia Internacional do Surfe foi uma data criada pela Surfrider Foundation em 2004. Na época, a escolha da data, 20 de junho, se deu em alusão ao solstício de verão do Hemisfério Norte. Porém, desde 2018, em acordo com a World Surf League (WSL), o terceiro sábado do mês de junho passou a ser o dia especial para os surfistas. 

Em 2022, a data caiu em 18 de junho e queremos falar um pouco mais desse esporte tão especial, que é o surf! Além disso, você sabia que as bandagens elásticas KinesioSport são excelentes aliadas na prevenção e tratamento de lesões decorrentes desse esporte? Saiba mais a seguir! 

Surf e prevenção de lesões 

Surfar é uma atividade que exige tanto equilíbrio físico quanto mental. Afinal de contas, são inúmeras manobras, e ainda é preciso contar com a imprevisibilidade do mar. Assim, é preciso que o atleta esteja preparado para qualquer desafio! 

De acordo com a mestre em ortopedia e traumatologia, Ana Paula Simões, em entrevista ao blog Eu Atleta, milhões de surfistas em todo o mundo estão propensos a condições agudas e crônicas de lesões durante a prática do esporte. “As lesões ortopédicas do surf mais comuns são entorses, distensões, luxações e fraturas, com uma taxa global de 3,5 lesões por mil dias de surfe. As áreas mais comumente afetadas são a coluna lombar e cervical, o ombro, os joelhos e os tornozelos”, pontua. 

E como já falamos, a bandagem elástica KinesioSport é uma aliada, tanto na prevenção como no tratamento de lesões.  

Na prevenção, a bandagem aumenta a propriocepção, ou seja, a capacidade sensorial de reconhecer em que posição está cada parte do nosso corpo. Isso ajuda a normalizar o tônus muscular e corrigir posicionamentos inapropriados. Além disso, estimula a ação dos receptores cutâneos e reduz a dor, o que auxilia na prevenção de lesões musculares. Já o tratamento de lesões conta com aplicações da bandagem diretamente no local lesionado, seja ele tornozelo, joelho ou lombar.

Aplicações de KinesioSport no surf

O uso de KinesioSport na prática do surf tem se popularizado, mas alguns cuidados são necessários para que as aplicações sejam mais duráveis. É preciso higienizar bem o local da lesão antes de aplicar a bandagem. Além disso, se possível, retire o excesso de pelos da pele.

É possível fazer a auto aplicação em áreas do seu alcance, mas caso a lesão seja na cervical, por exemplo, você pode pedir ajuda ao seu fisioterapeuta ou a um familiar. 

E você, o que achou de saber um pouquinho mais do uso de KinesioSport na prática do surf? Você já utiliza as bandagens nesse esporte?