Vitamina D ajuda na recuperação muscular, diz estudo  - KinesioSport

Vitamina D ajuda na recuperação muscular, diz estudo 

A vitamina D ajuda no processo de recuperação e construção muscular após o treino, de acordo com estudo publicado por pesquisadores espanhóis. Segundo o artigo, a substância reduz o dano muscular pós-treino, pois desempenha um papel fundamental na regeneração muscular após a atividade física. 

Conforme os cientistas, atletas com nível saudável de vitamina D no organismo tendem a ter uma recuperação mais rápida após o treino. Isso acontece porque a substância favorece adaptações musculares e diminui a dor de início tardio, além de otimizar o ganho de massa muscular. 

Além disso, uma pesquisa da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), publicada em 2020, também trouxe que a ação dessa vitamina no músculo contribui para um efeito anabólico, maior transporte de cálcio e síntese muscular proteica. A substância ainda reduz o efeito catabólico, a temida perda de massa muscular. 

Saiba mais sobre a vitamina D 

A vitamina D é um pró-hormônio, que atua como importante regulador do metabolismo ósseo. A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância.  

Lembrando que a absorção da vitamina D por meio de alimentos representa apenas 10% da fonte. Ou seja, os outros 90% são obtidos por meio da síntese cutânea após a exposição solar, que deve ser realizada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, por 5 a 10 minutos todos os dias. 

Suplementação só com orientação 

Além disso, é importantíssimo lembrar que qualquer suplementação precisa de orientação de especialista. Seja médico ou nutricionista. É extremamente perigoso suplementar qualquer vitamina por conta própria. 

A hipervitaminose – excesso de vitaminas – aumenta a taxa de cálcio no sangue, chamada hipercalcemia, o que pode gerar fadiga, náuseas, fraqueza muscular, desidratação e anorexia. Além disso, casos de câncer renal e de pâncreas estão associados ao excesso de vitamina D. 

É muito importante realizar exames e levar para um especialista avaliar, pois atualmente vivemos trancados em escritórios oito ou mais horas por dia, o que pode prejudicar a absorção dessa vitamina. 

E você, tem realizado exames para saber se os seus níveis de vitaminas estão dentro do esperado?